Resposta rápida: Quem são os dependentes dos segurados da Previdência Social?

Quais são os dependentes da Previdência Social?

Como foi explicado, filhos e irmãos menores de 21 anos são considerados como dependentes. Mas, há exceções. A legislação assegura que filhos e irmão maiores de 21 anos podem ser considerados ainda como dependentes no caso de invalidez ou deficiência, sendo ela intelectual ou mental grave.

São considerados dependentes do segurado?

No Regime Geral de Previdência Social, são considerados dependentes do segurado: I- O cônjuge, a companheira ou companheiro. II- O filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave. III- Os pais.

Quem é segurado do INSS e quem é dependente?

O que são os dependentes do INSS

São pessoas que não são titulares principais dos benefícios da Previdência Social, pois o direito de acesso ao benefício se dá devido ao vínculo familiar que elas têm com o titular.

Não é dependente do segurado no INSS?

Da mesma forma, excluem-se os demais dependentes se houver um indivíduo qualificado na classificação imediatamente superior às demais. Portanto, se o segurado tiver um filho, por exemplo, os pais e irmãos não terão direito ao benefício.

Quem são os dependentes habilitados a pensão por morte?

1ª Classe: Cônjuge; companheira; companheiro; filho não emancipado menor de 21 anos ou inválido; 2ª Classe: Pais; 3ª Classe: Irmão não emancipado menor de 21 anos ou inválido.

É INTERESSANTE:  O que é necessário para descobrir uma apólice de seguro?

Quais são os dependentes não precisam provar que eram economicamente dependentes do segurado?

Agora você já sabe que os filhos menores de 21 anos, cônjuges e companheiros não precisam comprovar dependência, e que os filhos com deficiência grave podem apresentar documentação médica para obter o benefício.

São dependentes do segurado que necessita comprovar dependência econômica?

Já os dependentes da segunda e terceira classe ( pais e irmãos não emancipados, menores de 21 anos ou inválido) necessitam comprovar a dependência econômica.

Seguros Mais