Pergunta frequente: O que é franquia facultativa de seguro?

O que é uma franquia facultativa?

A franquia facultativa, ou franquia majorada, como pode ser chamada em algumas seguradoras, é um tipo de franquia que possibilita um desconto no pagamento da apólice. Ou seja, no valor pago na contratação do seguro do carro. Isso acontece porque, em caso de sinistro, o usuário arca com a maior parte do prejuízo.

O que é franquia 3 50% da obrigatória?

Como vimos acima “50% da franquia obrigatória” é um nome diferente para “franquia reduzida”. Contratando esta opção, o segurado pagará metade da franquia normal nos casos de sinistro de perda parcial. O lado bom desta opção está em ter uma participação menor nos prejuízos em sinistros passíveis de conserto.

Para que serve a franquia do seguro?

A franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.

Quem deve pagar a franquia do seguro?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro.

É INTERESSANTE:  Quais as 5 maiores seguradoras do Brasil?

Qual a diferença entre seguro e franquia?

Sendo assim, a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto consiste no fato do primeiro ser o valor cobrado pela contratação do serviço, e o segundo ser o valor cobrado pelo uso das coberturas.

O que significa franquia 25%?

Mas, também é a opção que deixa o valor da apólice, mais caro. A franquia 50%, corresponde à estipulação de um valor de franquia 50%, menor que o valor oferecido na franquia normal ou básica. Já a franquia 25%, consiste em uma franquia 25% menor que a normal.

O que significa franquia reduzida 50%?

Franquia Reduzida significa que a franquia será mais barata (normalmente 50%) e o seguro anual um pouco mais caro. Franquia Normal ou Obrigatória significa uma franquia média (100%) e o valor do seguro anual um pouco mais barato se comparado com a franquia reduzida.

Qual a diferença entre franquia reduzida é obrigatória?

Com a franquia normal, o cliente acaba por pagar um valor menor no seguro carro. O que acontece é que, em caso de acidentes, será necessário pagar uma quantia maior de franquia. Já com a franquia reduzida o cliente deverá pagar regularmente um valor mais alto, mas em casos de acidentes precisará desembolsar menos.

O que é melhor franquia reduzida ou normal?

Para entender melhor o que é a franquia reduzida, podemos dizer que ela é o inverso da franquia majorada, ou seja, de todas é a que possui o menor valor. Ela pode custar entre 25% e 50% menos que a franquia normal, sendo que esse percentual irá variar conforme o ofertado pela seguradora.

Quando usar a franquia do seguro?

Como já citado, a franquia de seguro é cobrada quando há um dano parcial, desde que o seu reparo não ultrapasse 75% do valor total do veículo. Vamos supor que uma colisão ocorra, e o valor do reparo seja de R$ 5 mil. A franquia do seu seguro carros é de R$ 2 mil.

É INTERESSANTE:  Como fazer um seguro de vida para família?

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

O que a franquia cobre?

A franquia é o valor, em dinheiro, que o contratante deve desembolsar caso ele se envolva em um sinistro com o carro e tenha que acionar a seguradora. “Ela é cobrada apenas no caso de conserto do veículo do próprio cliente, e se o dano for parcial.

Sou obrigado a pagar franquia de seguro?

Se tiver que acionar o seguro por uma perda parcial do carro deverá pagar a franquia, não importando de quem é a culpa. Desta forma, você pode entrar em um acordo com o culpado pelo acidente e combinar que ele faça o pagamento da franquia.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

A franquia de seguros é a participação obrigatória do segurado em um sinistro, ou seja, é o valor que ele deve pagar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora realize os reparos devidos.

Seguros Mais