Quem recebe auxílio doença tem qualidade de segurado?

Quem recebe Auxílio-doença perde a qualidade de segurado?

a) Durante todo o período em que uma pessoa recebe benefício por incapacidade, como o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, essa pessoa mantém a qualidade de segurado; … Ainda, o período de graça pode ser prorrogado em mais 12 meses para o segurado desempregado.

Como recuperar a qualidade de segurado para auxílio doença?

Para ocorrer a recuperação da qualidade de segurado, é preciso que a pessoa volte a contribuir com o INSS. Com a primeira contribuição, recupera-se a ter qualidade de segurado, mas é preciso cumprir a carência dos benefícios novamente (com exceção das aposentadorias, como já mencionado).

Quantos meses para recuperar a qualidade de segurado?

Em resumo, no caso de benefícios por incapacidade, se o cidadão nunca contribuiu para o INSS, deverá pagar 12 meses de contribuição. Se, por outro lado, ele já contribuiu, mas perdeu a qualidade de segurado, deverá contribuir por 6 meses para recuperá-la.

Como não perder a qualidade de segurado do INSS?

O prazo será prorrogado por 12 meses se o segurado já tiver pagas mais de 120 contribuições mensais sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado. Ou seja, o segurado obrigatório conservará seus direitos até 24 meses, independentemente de pagamento de contribuição.

Quando se perde a qualidade de segurado?

Segundo diz a Lei 8.213/1991, a perda da qualidade de segurado ocorrerá no dia seguinte ao do término do prazo fixado no Plano de Custeio da Seguridade Social para recolhimento da contribuição referente ao mês imediatamente posterior ao do final dos prazos referidos acima.

É INTERESSANTE:  Quanto custa o Seguro Dpvat?

Quando o contribuinte individual perde a qualidade de segurado?

Após a cessação dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez todos os segurados gozam de manutenção da qualidade de segurado por 12 meses, perdendo a condição no 16º dia do 14º mês após a data de cessação (DCB) dos benefícios por incapacidade.

O que fazer para recuperar a qualidade de segurado?

Logo, para que alguém que antes perdeu a qualidade de segurado possa recuperá-la, ele deve filiar-se novamente à previdência social (INSS) e efetuar, por meio de pagamento em dia, uma determinada quantidade de contribuições.

Como manter a qualidade de segurado?

Para manter a qualidade de segurado é necessário efetuar recolhimentos mensais para a previdência. Mas ainda que você não esteja fazendo esses recolhimentos, é possível manter a qualidade de segurado durante o período de graça.

Qual o tempo de carência do INSS para auxílio doença?

3.1) Benefícios que exigem carência

Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença): 12 contribuições mensais (salvo certas situações, conforme explico no item 3.2); Aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez): 12 contribuições mensais (consideradas as hipóteses de redução do art.

Seguros Mais