Sua pergunta: Quem pode fazer o seguro do carro?

Quem aciona o seguro do carro?

A regra é simples: quem provoca o acidente e os danos é o responsável pelo pagamento do reparo de todos os veículos envolvidos. Assim, se você estava andando pela rua e um carro bateu no seu, ele deverá providenciar os reparos. Logo, você não precisará acionar o seu seguro.

Como funciona para ter o seguro de um carro?

As formas de pagamento variam de acordo com cada seguradora. No geral, ele pode ser realizado à vista, por boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta. É possível também parcelar o valor em até 12 vezes, podendo incidir cobrança de juros no período escolhido.

Quem recebe o seguro é o dono do carro?

De uma forma bem simples, o segurado é a pessoa que contrata o seguro, o proprietário é aquele que possui propriedade sobre o carro e o condutor principal é o indivíduo que mais utiliza o veículo.

Quantas pessoas posso colocar no seguro do carro?

Um veículo segurado pode ser conduzido por até 3 pessoas, no entanto, todas devem preencher os pré-requisitos necessários para serem inseridos no seguro como condutor adicional.

É INTERESSANTE:  Como é dividido o valor do DPVAT?

Quem deve pagar a franquia do seguro?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro.

Quando posso acionar a franquia do seguro?

Em casos de sinistro parcial, quando os danos no veículo são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia por parte de segurado é obrigatório. Essa situação pode ocorrer como resultado de colisões, causas naturais ou em casos de furto ou roubo em que o veículo é recuperado com avarias.

Quanto tempo se paga seguro de carro?

Já a duração do seguro será sempre anual (ou plurianual, se contratado assim). Portanto, o seguro se paga por mês ou por ano. Depende de como você escolhe pagar. Porém, independente da forma de pagamento escolhida, a duração da cobertura será de um ano (ou mais, se plurianual).

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

Como se paga o seguro?

De forma geral, todas as companhias do mercado de seguros aceitam os três principais meios de pagamento para um Seguro Auto:

  1. Cartão de crédito;
  2. Débito automático;
  3. Boleto bancário.

Pode transferir seguro de automóvel para outra pessoa?

Não é permitido a transferência do seguro para o novo dono do carro ao vender o seu veículo. As informações na apólice são de uso pessoal e ajudaram na hora de precificar os valores. Nesse cálculo, muitos pontos são analisados para determinar o valor do seguro, não somente o modelo e o valor do veículo.

É INTERESSANTE:  Pergunta frequente: Como cancelar viagem para Porto Seguro?

Quem é o nome do segurado?

Saiba o que significa o termo segurado e entenda qual o seu papel em um seguro. O segurado é a pessoa ou empresa que contrata o seguro em seu benefício ou para serventia de outras pessoas. A apólice do seguro é feita em nome de quem será beneficiado pelo seguro contratado.

Como colocar seguro no nome de outra pessoa?

Simples: basta contratar um seguro auto para o veículo no nome do filho. Caso a ideia seja que você pague pelo seguro, ou que seja responsável por ele, basta contratar a proteção no seu nome. Fazendo isso, o seguro será contratado por você, para um veículo que está em seu nome, mas o condutor principal será seu filho.

Pode ter 2 seguros no carro?

Possuir mais de um seguro não é ilegal. Mas o Código Civil estabelece que, no caso de um novo seguro para o mesmo bem, a pessoa deve comunicar por escrito à seguradora inicial, pois, caso haja sinistro, o valor da indenização não pode ultrapassar o valor real do bem.

O que é um condutor adicional?

O condutor adicional de um seguro auto é uma pessoa que dirige o carro, mas não passa tanto tempo ao volante como o condutor principal. Em uma apólice comum, o segurado é o motorista principal do seguro.

Quem não é habilitado pode fazer seguro?

No momento da contratação do seguro auto será preciso preencher o formulário e enviar uma série de documentos, entre eles a habilitação dos motoristas indicados. Portanto, quem não possui CNH pode contratar o seguro, porém, não poderá dirigir.

Seguros Mais