São beneficiários do Regime Geral da Previdência Social na condição de dependentes do segurado?

São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social na condição de dependente do segurado?

I. São beneficiários dependentes, entre outros, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.

Quem são os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social?

Beneficiários do RGPS

Os beneficiários são as pessoas físicas que recebem ou podem vir a receber benefícios. Os beneficiários (gênero) são divididos em dois grandes grupos (espécies): segurados e dependentes. Os segurados são subdivididos em segurados facultativos e segurados obrigatórios.

São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social na condição de dependentes do segurado exceto?

A Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei n. 8.213/91), no art. 16, arrola como beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado, exceto. o cônjuge.

São beneficiários do Regime Geral de Previdência Social os segurados e os dependentes destes são benefícios exclusivos?

Os beneficiários do regime geral são as pessoas físicas que recebem ou podem vir a receber benefícios. Os beneficiários dividem-se em dois grandes grupos: SEGURADOS e DEPENDENTES.

É INTERESSANTE:  Como o seguro garante contra riscos?

Quais são os dependentes legais?

São considerados dependentes aqueles indicados na contratação e que possuam a seguinte relação com o CONTRATANTE titular: cônjuge ou filho (as), enteados (as), curatelados (as) e/ou tutelados (as), dependentes economicamente do CONTRATANTE titular, conforme legislação do I.R.

Quais são os benefícios pagos exclusivamente aos dependentes dos segurados da Previdência Social?

Dependentes são pessoas que, embora não contribuindo para a Seguridade Social, a Lei de Benefícios elenca como possíveis beneficiários do Regime Geral de Previdência Social- RGPS, fazendo jus as seguintes prestações: pensão por morte, auxílio – reclusão, serviço social e reabilitação profissional.

Quais os benefícios da Previdência Social Os dependentes podem receber?

Quais benefícios podem ser recebidos por dependentes do INSS?

  • pensão por morte;
  • auxílio-reclusão;
  • serviço social;
  • reabilitação profissional.

Quais são os benefícios da Previdência Social?

Aposentadoria, pensão e auxílio são os benefícios que a Previdência Social oferece aos segurados e seus familiares, como proteção da renda salarial em caso de doença, acidente de trabalho, velhice, maternidade, morte ou reclusão.

Seguros Mais