Qual dos benefícios abaixo é garantido ao segurado é dependente?

Quais são os benefícios para o segurado é dependente?

Os benefícios da Previdência Social destinados os segurados são: aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, salário-família e salário-maternidade, auxílio-doença e auxílio acidente.

Quais os benefícios dos dependentes?

Segundo o artigo 16 da Lei 8.213/91, são também considerados segurados em modalidade especial (isto é sem contribuição) os dependentes dos segurados, os quais segundo o ditame legal fazem jus aos benefícios de pensão por morte, auxílio reclusão e a reabilitação profissional.

Quais são os dependentes do segurado?

Os dependentes são aquelas pessoas elencadas na lei que possuem uma relação familiar ou dependência econômica com o segurado, por isso será possível receber alguns benefícios previdenciários nessa qualidade de dependente.

Quem é segurado do INSS e quem é dependente?

Classificação de dependentes do INSS

Pois, nesses casos, a dependência financeira já é presumida. O segundo nível são os pais do segurado e em seguida o irmão menor de 21 anos. Com isso, na ausência dos componentes da primeira categoria, os pais, e posteriormente o irmão, serão considerados os dependentes.

São considerados dependentes para fins previdenciários?

São eles: filho(a) solteiro(a) menor de 21 (vinte e um) anos; filho(a) maior, solteiro(a), inválido(a) em caráter permanente para o exercício de toda e qualquer atividade laboral e que viva sob a dependência econômica do segurado; cônjuge/companheiro(a);

O que é dependente INSS?

Os dependentes do INSS são, basicamente, pessoas que recebem algum benefício previdenciário em razão do seu vínculo familiar com um segurado e, portanto, não são titulares diretos dos benefícios da Previdência Social, mas têm o seu acesso garantido em razão das contribuições do titular.

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Como saber se paguei a mais o seguro DPVAT?

Como saber dependentes INSS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Seguros Mais