Resposta rápida: Quem é o segurado especial rural?

Quem é o segurado especial?

O Segurado Especial é o trabalhador rural que, individualmente ou em regime de economia familiar, atua na atividade agropecuária em pequena propriedade rural ou como pescador artesanal, ou em outras atividades rurais definidas pela lei.

O que é autodeclaração do segurado especial rural?

A autodeclaração de atividade faz parte de um rol de medidas de simplificação das regras para a comprovação das atividades rural, pesqueira e seringueira exercidas, pois não precisa ser ratificada por entidades públicas como Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma …

O que é o CNIS para trabalhador rural?

O CNIS Rural é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, resultado de acordo de cooperação técnica firmado entre Fetaes, Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais) e Ministério da Previdência Social em 2009 que cadastra online e mapeia as informações sobre os trabalhadores rurais de todo o estado, …

Como comprovar que é segurado especial?

Forma de comprovação da atividade rural

  1. declaração de aptidão ao PRONAF;
  2. contrato de arrendamento, de parceria ou de comodato rural;
  3. documentos fiscais relativos a entrega de produção rural a cooperativa agrícola, entreposto de pescado ou outros, com indicação do segurado como vendedor ou consignante;
É INTERESSANTE:  Qual seguradora faz seguro para drone?

22 янв. 2021 г.

O que é contribuinte segurado especial?

A Lei nº 8.213/1991, que trata dos benefícios da Previdência, considera segurado especial a pessoa física residente em imóvel rural ou aglomerado urbano ou rural que seja produtor que explore atividade agropecuária, de seringueiro ou extrativista vegetal e pescador artesanal que faça da pesca o principal meio de …

O que é tipo de filiado segurado especial?

Segurado especial: são todos aqueles que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, desenvolvam atividades como produtor rural, pescador artesanal, cônjuge/companheiro ou filho maior de 16 anos equiparados aos segurados mencionados anteriormente, índio reconhecido …

O que é uma autodeclaração?

Declaração em que alguém declara algo sobre si mesmo.

Como provar que sou agricultor?

“Quais documentos devem ser apresentados para ajudar a provar que sou agricultor?”

  1. Carteira de Trabalho assinada ou contrato de trabalho;
  2. Contrato de comodato rural, arrendamento, parceria ou semelhante, com registro ou reconhecimento de firma em Cartório;
  3. Declaração do sindicato;
  4. Comprovante de cadastro no INCRA;

O que é preciso para se aposentar como trabalhador rural?

Para se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador rural homem deve contar com 35 anos de tempo de contribuição, mais 180 meses de carência. Já as mulheres também precisam do mesmo tempo de carência, mas devem ter 30 anos de contribuição.

Como fazer o CNIS Rural?

Para fazer o cadastro, o sindicato precisa ser credenciado pela FETAG e pela CONTAG junto ao INSS. Após ser credenciado, o Sindicato receberá da FETAG as orientações para começar a fazer o cadastro. 2. Um produtor possui 3 (três) imóveis e ainda explora mais 1 (um) na condição de arrendatário.

É INTERESSANTE:  O que significa Bradesco Auto RE Cia de Seguros?

Como tirar o CNIS pela Internet 2020?

Para retirar esse extrato é simples, basta:

  1. Seguir os mesmos passos de login e senha dos outros serviços que já mencionei durante o texto;
  2. Após acessar o sistema, é só escolher a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e emitir o documento.

Como emitir o CNIS?

Solicitar Extrato de Contribuição (CNIS)

  1. Pedir o serviço. Faça login no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer; …
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Como comprovar 180 meses de atividade rural?

Por isso, a lei do RGPS estipulou que o tempo de atividade rural substitui o período de carência para concessão do benefício. Nesse sentido, o segurado especial deve demonstrar o exercício por 180 meses nos anos imediatamente anteriores à data do requerimento, permitindo-se a atuação descontínua.

Como comprovar atividade rural antes de 1991?

Para provar atividade rural anterior a 1991, o INSS informou, por nota, que “aceita uma série de documentos, caso o segurado não possua carteira de trabalho ou carnês de contribuição, tais como holerites, crachás e contratos que comprovem sua ligação com a empresa ou façam referência a ela.

Pode juntar tempo rural e urbano na aposentadoria?

A aposentadoria Híbrida, é uma modalidade onde pode ser somado e computado o tempo rural e urbano para fins de carência, e ter o tempo necessário na hora de requerer a aposentadoria.

Seguros Mais