Quem pode ser dependente do segurado?

Quem são os dependentes do segurado?

Os dependentes são pessoas que, embora não contribuindo para a seguridade social, podem vir a receber benefícios previdenciários, em virtude de terem uma relação de afeto (cônjuge/companheiro) ou parentesco com o segurado. A lei define que benefício que o dependente terá direito.

Quem é segurado do INSS e quem é dependente?

Classificação de dependentes do INSS

Pois, nesses casos, a dependência financeira já é presumida. O segundo nível são os pais do segurado e em seguida o irmão menor de 21 anos. Com isso, na ausência dos componentes da primeira categoria, os pais, e posteriormente o irmão, serão considerados os dependentes.

Quem pode ser dependente no INSS?

Os dependentes do INSS são, basicamente, pessoas que recebem algum benefício previdenciário em razão do seu vínculo familiar com um segurado e, portanto, não são titulares diretos dos benefícios da Previdência Social, mas têm o seu acesso garantido em razão das contribuições do titular.

São considerados dependentes para fins previdenciários?

São eles: filho(a) solteiro(a) menor de 21 (vinte e um) anos; filho(a) maior, solteiro(a), inválido(a) em caráter permanente para o exercício de toda e qualquer atividade laboral e que viva sob a dependência econômica do segurado; cônjuge/companheiro(a);

Como faço para colocar um dependente no INSS?

Pais: Certidão de nascimento do segurado que deu origem ao benefício, declaração de inexistência de dependentes preferenciais e comprovação de dependência econômica; Irmão: certidão de nascimento, declaração de inexistência de dependentes preferenciais e comprovação de dependência econômica.

É INTERESSANTE:  O que significa veículo com médio risco de recusa em comercialização seguro?

O que é dependentes em um cadastro?

Podem ser considerados dependentes: cônjuge, filhos (até os 21 anos e quando cursando o superior até os 24 anos), enteados, tutelados, mãe e pai. Quando portador de deficiência: filhos, enteados, tutelados podem ser considerados como dependentes independente de sua idade.

Seguros Mais