Sua pergunta: Qual o nome do documento que o Código Civil prescreve para regular a relação entre segurador e segurado?

Qual o nome do documento que o Código Civil prescreve para regular a relação entre seguradora e segurado?

O Código Civil tratou da prescrição do contrato de seguro no seu art. 206, §§ 1º e 3º, sendo ânua e trienal, respectivamente.

O que é uma apólice?

Apólice é um documento emitido por uma seguradora quando você adquire um bem, que pode ser um produto ou serviço, e faz um seguro que explica exatamente o que o segurado, ou seja, a pessoa que contratou o seguro, está contratando, quais são as cláusulas, condições e riscos daquele contrato.

O que significa o artigo 757?

757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.

O que é sinistro em Direito Civil?

445), o sinistro é a ocorrência do dano previsto no contrato, acarretando a obrigação da seguradora de fazer a indenização prometida. É a verificação do acontecimento incerto que constitui o risco, próprio do contrato, assumido pelo segurado.

Qual é o documento emitido pela seguradora que traz a validade jurídica para o recebimento do prêmio e Justifique sua resposta?

Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.

É INTERESSANTE:  Como voltar à condição de segurado do INSS?

O que é prescrição seguros?

É de um ano o prazo prescricional para o exercício de qualquer pretensão do segurado contra o segurador (e vice-versa) baseada em suposto inadimplemento de deveres (principais, secundários ou anexos) do contrato de seguro.

Qual a diferença entre apólice e seguro?

Uma apólice pode levar o nome de aberta e fechada. A diferença entre as duas é que na primeira o seguro pode ser alterado conforme a necessidade do segurado, enquanto na segunda o grupo de segurado já está determinado no contrato e não há como modificar.

O que deve constar na apólice?

Em uma apólice de seguro devem constar todas as informações relativas ao contrato e aos envolvidos no acordo. Isso inclui nomes e dados das partes, valor segurado, coberturas contratadas e outras condições contratuais — vigência, prazo para pagamento da indenização, valor do prêmio, responsabilidades de cada parte etc.

Como o Código Civil classifica o seguro?

Segundo a classificação dos contratos, o contrato de seguro pode ser classificado em bilateral, sinalagmático, oneroso, aleatório, consensual, de execução sucessiva ou continuada, de adesão, de boa-fé.

O que diz o artigo 422 do Código Civil?

422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

O que é um processo de sinistro?

Presente nas apólices de seguro, o sinistro é a ocorrência de um evento que causa prejuízos ou avarias a um bem segurado. É necessário que a cobertura para o evento ocorrido tenha sido contratada e esteja presente na apólice durante a sua vigência.

Quais são os tipos de sinistros?

Veja como os sinistros são classificados

  • Pequena monta. …
  • Média monta. …
  • Grande monta. …
  • Roubo e furto. …
  • Acidentes de trânsito. …
  • Danos a terceiros. …
  • Causas naturais.
É INTERESSANTE:  Qual é o valor do Dpvat em caso de morte?

O que significa em caso de sinistro?

‘Sinistro’ é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista. Todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante.

Seguros Mais