Quanto ao segurado facultativo é correto afirmar que?

É considerado segurado facultativo da Previdência Social?

O que é segurado facultativo do INSS? O segurado facultativo é a pessoa que não exerce atividade remunerada, como donas de casa, estudantes e desempregados, mas optam por pagar o INSS para garantir benefícios da Previdência, como auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade e pensão para os dependentes.

É correto afirmar que atualmente o servidor em questão é segurado facultativo da Previdência Social?

É correto afirmar que, atualmente, o servidor em questão é segurado facultativo da previdência social. Parabéns! Você acertou!

É correto afirmar sobre a manutenção da qualidade de segurado?

A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que. a perda da qualidade de segurado acarreta o reinício da contagem do prazo de carência para a obtenção de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial.

Quem não é segurado facultativo da Previdência Social?

aquele que deixou de ser segurado obrigatório da previdência social não pode ser segurado facultativo. não pode ser segurado facultativo aquele que estiver exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

É INTERESSANTE:  O que é autodeclaração do segurado especial trabalhador rural?

Quem se enquadra como contribuinte facultativo?

Já o recolhimento como Contribuinte Facultativo é para aquelas pessoas que não exercem atividade remunerada, mas, que possui interesse em contribuir junto ao INSS, como por exemplo, as donas de casa e estudantes.

Quem são contribuintes facultativos?

O contribuinte facultativo é aquela pessoa com mais de 16 anos que não exerce atividade remunerada, mas paga o INSS para ter direito aos seus benefícios previdenciários.

É correto afirmar sobre a manutenção da qualidade de segurado independentemente de contribuição?

Portanto, a resposta correta está na alternativa “B”. Com relação à manutenção da qualidade de segurado, independente de contribuições, é correto afirmar: a) O segurado facultativo mantém a qualidade de segurado por até 6 meses da cessação das contribuições.

É correto afirmar que mantém a qualidade de segurado independentemente de contribuições *?

A qualidade de segurado nunca é mantida, sendo irrelevante a continuidade no pagamento das contribuições. Não existe nenhum benefício ou amparo concedido sem a existência de contribuição previdenciária prévia.

O que é a qualidade de segurado?

Para a concessão de benefícios, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estabelece alguns critérios. Um deles é a qualidade de segurado que se trata da condição atribuída a todo cidadão que faz contribuições à Previdência Social e, por isso, é um filiado ao INSS.

Quais são os tipos de segurados da Previdência Social?

São considerados segurados do INSS aqueles na condição de Empregado, Trabalhador Avulso, Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo.

Quem são os beneficiários facultativos dos benefícios previdenciários?

Segurados facultativos são aqueles maiores de 16 anos[1] que se filiam ao Regime Geral da Previdência Social pagando contribuição e desde que não exerçam atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios do INSS ou de algum Regime Próprio de Previdência Social.

É INTERESSANTE:  Como fazer seguro de viagem internacional?
Seguros Mais