Para que serve a franquia de um seguro de carro?

Quando usar a franquia do seguro?

Como já citado, a franquia de seguro é cobrada quando há um dano parcial, desde que o seu reparo não ultrapasse 75% do valor total do veículo. Vamos supor que uma colisão ocorra, e o valor do reparo seja de R$ 5 mil. A franquia do seu seguro carros é de R$ 2 mil.

Para que serve a franquia do seguro?

A franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.

O que é franquia de seguro de automóvel?

Na verdade, a franquia de um seguro de carro é bem simples de entender. Ela corresponde ao valor calculado em dinheiro que o contratante do seguro poderá se responsabilizar caso ocorra o sinistro informado no seguro quando há a indenização parcial.

Qual a diferença entre seguro e franquia?

Isso significa que o prêmio é o valor que valida a emissão da apólice e o início da vigência do seguro. Já o termo franquia, como mencionado anteriormente, se refere ao valor que deve ser pago quando a seguradora for acionada pelo cliente, a fim de cobrir algum sinistro de perda parcial.

Quantas vezes eu posso usar a franquia do seguro?

Quantas vezes o seguro de carro pode ser acionado? Não existe um limite de vezes em casos de acionamento da cobertura de perda parcial, como consertos ou qualquer problema que demande a necessidade de reparo.

É INTERESSANTE:  Pergunta frequente: O que fazer com os pontos do cartão de crédito Porto Seguro?

Quem deve pagar a franquia do seguro?

Se tiver que acionar o seguro por uma perda parcial do carro deverá pagar a franquia, não importando de quem é a culpa. Desta forma, você pode entrar em um acordo com o culpado pelo acidente e combinar que ele faça o pagamento da franquia.

Seguros Mais