Como o contribuinte individual recupera a qualidade de segurado?

Como recuperar qualidade de segurado contribuinte individual?

Para ocorrer a recuperação da qualidade de segurado, é preciso que a pessoa volte a contribuir com o INSS. Com a primeira contribuição, recupera-se a ter qualidade de segurado, mas é preciso cumprir a carência dos benefícios novamente (com exceção das aposentadorias, como já mencionado).

Quantas contribuições para recuperar a qualidade de segurado?

Isso significa que você pode manter a qualidade de segurado por 24 meses após parar de contribuir para o INSS. Vale dizer que essas 120 contribuições não precisam ser consecutivas. Além disso, você não pode ter perdido a qualidade de segurado durante estas 120 contribuições.

Quando o contribuinte individual perde a qualidade de segurado?

Contribuinte facultativo

Mas acaba sendo uma regra injusta com aqueles contribuintes facultativos que, por algum motivo, perderam a condição financeira que permitia o recolhimento das contribuições. Apenas 6 meses após a cessação destas contribuições, estes contribuintes já perdem a qualidade de segurados.

Como recuperar a qualidade de segurado 2021?

5) COMO RECUPERAR A QUALIDADE DE SEGURADO?

  1. Auxílio-doença: seis contribuições (metade de 12 meses de carência necessários para o benefício);
  2. Aposentadoria por incapacidade permanente: seis contribuições (metade de 12 meses de carência necessários para o benefício);

Como faço para voltar a contribuir com o INSS?

Para voltar à condição de segurado é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais ao INSS. Depois disso, a condição de segurado só será perdida se você ficar mais de seis meses sem contribuir. Portanto, não se assuste se em algum mês o orçamento apertar e você não conseguir contribuir.

É INTERESSANTE:  O que é seguro fatura protegida Itaú?

Quanto tempo perde a qualidade de segurado?

Em regra geral, os segurados podem ficar sem contribuir para a Previdência por até 12 meses sem perder o direito aos benefícios do INSS, o chamado “período de graça”. Entretanto, o prazo cai para seis meses para os trabalhadores que efetuam a contribuição na categoria facultativo.

Seguros Mais