Como funciona acionar o seguro de carro?

Tem que pagar para acionar o seguro?

O seguro auto é ideal para cobrir danos ao veículo, mas nem sempre compensa acioná-lo, isso porque existe a franquia do seguro. Um valor, estipulado no ato da contratação do seguro de carros, que deve ser pago pelo cliente sempre que o seguro é acionado para reparar algum dano no veículo.

Como funciona o acionamento do seguro?

Sempre que haja uma batida, mesmo que seja de menores proporções, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para conseguir acionar o seguro. No documento estará toda história e como foi o desenrolar dela na visão de todas as pessoas.

Qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão?

Prazos para a realização do boletim de ocorrência

Logo, se você for o segurado, terá o período de até 1 ano para fazer o boletim de ocorrência e acionar o seguro em caso de colisão. E, se você for o terceiro ou um beneficiário, poderá contar com um prazo de até 3 anos para tomar as mesmas atitudes.

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

É INTERESSANTE:  Qual o tempo de garantia de uma prestação de serviço?

Quem deve pagar a franquia do seguro?

Quem é responsável por pagar a franquia? A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro.

Como funciona acionamento de seguro para terceiros?

O seguro contra terceiros é também conhecido por Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V). Ele garante ao segurado proteção em caso de acidente que causa danos a terceiros. Basicamente, se você bater e danificar o veículo de outra pessoa, basta acionar o seguro. A seguradora pagará o conserto do carro.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

Quando a franquia é fixa, o segurado pagará sempre o mesmo valor, independentemente do custo do conserto do carro. Então, pode ser que a seguradora pague bem mais em caso de consertos mais caros. Já nos casos onde a franquia é percentual, o valor dela poderá variar conforme o custo do reparo.

O que fazer quando bate o carro e tem seguro?

A primeira coisa a fazer é acionar o socorro médico. Você pode ligar para o SAMU (fone 192) ou para o Corpo de Bombeiros (fone 193). Chame também a polícia (190) para registrar a ocorrência. Não tente retirar as vítimas do carro: deixe esse trabalho para os socorristas.

Qual é o prazo máximo para a seguradora consertar o veículo?

Segundo ela, as seguradoras têm o prazo máximo de 30 dias para regularizar a situação do automóvel que se envolveu em uma colisão com outro veículo. Dentro desse prazo ela deverá realizar o conserto ou liberar a indenização para o segurado.

Qual o prazo que a seguradora tem para consertar?

O prazo para consertar o veículo de terceiros após a batida de carro é o mesmo que o do segurado, e não deve ultrapassar 30 dias. Mesmo se não houver peças para reposição, a seguradora deve buscar outros fornecedores para tentar cumprir com esse prazo.

É INTERESSANTE:  Melhor resposta: O que significa seguro Auto casco?

Em quais casos pago franquia?

Saiba quando a franquia deve ser paga

  • Sinistro parcial. Em casos de sinistro parcial, quando os danos no veículo são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia por parte de segurado é obrigatório. …
  • Sinistro integral. …
  • Sinistros envolvendo terceiros. …
  • Incêndio. …
  • Enchente. …
  • Furto e roubo. …
  • Colisões.

O que é isenção de franquia?

Nesse tipo de sinistro em automóveis, o bem é considerado irrecuperável ou os danos superam 75% do seu valor. Dessa forma, o segurado tem direito a ser ressarcido sem precisar pagar a franquia do seguro. A franquia também não deve ser paga quando o veículo é furtado ou roubado e não é recuperado.

O que é franquia isenta?

Franquia isenta: esse tipo não é oferecido por todas as seguradoras, já que, como o próprio nome já sugere, seguros com franquia isenta não cobram franquia. Assim, seu preço pode ser bem mais elevado.

Seguros Mais