Como fazer um contrato de aluguel seguro?

Como se faz um contrato de aluguel simples?

O que não pode faltar em um contrato de aluguel

  1. Dados Pessoais das partes: …
  2. Termo de vistoria: …
  3. Valor do aluguel e taxa de reajuste: …
  4. Descrição das despesas: …
  5. Garantias de pagamento no contrato de aluguel: …
  6. Período de vigência do contrato de locação. …
  7. Multa rescisória de quebra do contrato de locação. …
  8. Assinaturas.

Como deve ser um contrato de aluguel?

Um contrato de aluguel é um documento feito para cessão de um bem por um determinado período. Em troca do uso, o locatário (dono do bem) paga ao locador (quem aluga) o valor do aluguel. Nesse sentido, o contrato serve para especificar todas as obrigações do locador, além das obrigações do locatário.

O que não pode ter no contrato de aluguel?

O que não pode ter em um contrato de aluguel

  • Dupla garantia. Segundo a Lei nº. …
  • Cobrar antecipadamente. Também está descrito na lei, que o locador não pode cobrar o aluguel antecipadamente do locatário, exceto em casos de aluguel por temporada.
  • Custas processuais.
É INTERESSANTE:  É obrigatório realizar o seguro da edificação nos condomínios edilícios?

Qual é o valor do seguro fiança?

O seguro-fiança custa o equivalente a um aluguel e meio a cada ano. Em um contrato de R$ 1.500 mensais, por exemplo, somado o valor do seguro diluído em 12 meses, o inquilino paga R$ 1.687,50.

Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?

Como alugar imóvel direto com o proprietário de forma segura?

  1. Tenha atenção ao contrato de locação. …
  2. Conheça seus deveres. …
  3. Faça uma vistoria completa no imóvel. …
  4. Inclua as garantias locatícias no contrato. …
  5. Mantenha uma relação harmoniosa com o proprietário.

Quem paga as despesas de cartório no contrato de aluguel?

Estas taxas são obrigação do proprietário, porém a Lei neste caso, permite que o mesmo transfira para o inquilino a obrigação de pagá-las juntamente com o aluguel enquanto durar o contrato.

Como saber se o contrato de um aluguel é válido?

Este documento, seja ele comercial ou residencial, é regulamentado pela Lei do Inquilinato (nº 8.245/91), e nele constam normas, direitos e obrigações para ambos os envolvidos na locação. O contrato tem validade sempre que assinado pelas duas partes.

Quando o inquilino paga o primeiro aluguel?

No geral, o primeiro aluguel costuma ocorrer em 30 dias após a locação ou no dia 5 do mês vigente, após a assinatura do contrato. Em caso de não fechamento dos 30 dias de locação, o aluguel deve ser cobrado proporcionalmente.

É preciso reconhecer firma em contrato de aluguel?

A lei não exige essa formalidade para validade do contrato de locação, sendo que mesmo sem o reconhecimento das assinaturas do locador e locatário o contrato é completamente valido e vincula as partes ao seu fiel cumprimento.

O que a imobiliária pode cobrar do locador?

Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

É INTERESSANTE:  Como saber se meu produto está na garantia estendida?

O que diz a nova lei do Inquilinato?

Não existe nova lei do inquilinato. A lei continua sendo a 8.245/1991. O que ocorreu foi atualização de alguns artigo da lei por outra lei de numero 12.112/2009.

Qual o prazo para desistir de um contrato de aluguel?

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Como funciona o seguro fiança?

Seguro fiança locatícia na prática

Com a contratação deste serviço, o interessado em alugar o imóvel oferece ao proprietário a garantia de uma seguradora reconhecida caso seja necessário cobrir inadimplência ou pendências referentes ao combinado em contrato entre locador, locatário e imobiliária.

Como funciona o pagamento de fiança de aluguel?

No caso da fiança no aluguel, uma terceira pessoa assegura o cumprimento da obrigação do inquilino, desde que este fique inadimplente. Dessa forma, se o locatário deixar de fazer os pagamentos acordados, o proprietário do imóvel terá outros meios de receber o dinheiro.

Qual a desvantagem do seguro fiança?

O seguro fiança traz muito mais agilidade ao processo de locação. Uma das desvantagens do seguro fiança é que ele ainda é um produto considerado caro. Pois na maioria das corretores de seguro, o valor anual do seguro fiança chega a quase o dobro dos gastos mensais com aluguel, condomínio e IPTU.

Seguros Mais