Você perguntou: É vedada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social na qualidade de segurado facultativo?

É vedada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social na qualidade de segurado facultativo de pessoa participante como segurado obrigatório também do RGPS?

Nota: é vedada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência social, salvo na hipótese de afastamento sem vencimento e desde que não permitida, nesta condição, contribuição ao respectivo regime próprio.

É facultada a filiação ao Regime Geral de Previdência Social na qualidade de segurado facultativo de pessoa participante de regime próprio de previdência?

Em regra, é vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.

Pode ser segurado facultativo do Regime Geral de Previdência Social?

É Segurado Facultativo o maior de 16 (dezesseis) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, desde que não esteja exercendo atividade que o enquadre como segurado obrigatório de qualquer regime previdenciário.

É INTERESSANTE:  Como prestar serviços de guincho para seguradoras?

Quem pode se filiar como segurado facultativo?

Desta forma, qualquer pessoa que não exerça uma atividade remunerada (com carteira assinada) pode contribuir como segurado facultativo. O segurado obrigatório a idade mínima é de 16 anos, com exceção para o aprendiz que pode se filiar a partir dos 14 anos. Para o segurado facultativo é necessário ter mais de 16 anos.

São vinculados ao Regime Geral de Previdência Social RGPS?

Em suma, a União e os estados têm Regimes Próprios de Previdência para servidores, enquanto que nem todos os municípios instituíram os seus. Nestes casos, os servidores públicos titulares de cargo efetivo são vinculados ao Regime Geral de Previdência Social: o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

É possível a filiação obrigatória a mais de um regime de previdência social?

4.2 Segurados, Filiação e Inscrição no RGPS

Os segurados obrigatórios são subdivididos em 5 categorias (Empregado; Empregado Doméstico; Trabalhador Avulso; Contribuinte Individual e Segurado Especial), sendo perfeitamente possível que a mesma pessoa pertença a mais de uma categoria ao mesmo tempo.

O que é ente de origem da aposentadoria?

São todos os recursos provenientes da contribuição dos segurados e do respectivo ente federativo e ainda quaisquer valores, rendimentos, bens e ativos vinculados ao RPPS ou ao fundo de previdência.

Qual a diferença entre RPPS e RGPS?

Qual é a diferença entre RGPS e RPPS? A diferença entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é que: RGPS abrange os trabalhadores segurados da iniciativa privada, sendo regidos pela CLT, autônomos, empresários, MEIs, e servidores celetistas, por exemplo.

O que significa a sigla RPPS?

RPPS é a sigla de Regime Próprio de Previdência Social, que é o tipo de previdência instituída por entidades públicas, que ditam as próprias regras para os servidores públicos titulares de cargos efetivos da união, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

É INTERESSANTE:  O que quer dizer qualidade do segurado no INSS?

Quem não é segurado facultativo da Previdência Social?

aquele que deixou de ser segurado obrigatório da previdência social não pode ser segurado facultativo. não pode ser segurado facultativo aquele que estiver exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

O que é filiação facultativa?

Já a filiação facultativa é destinada para as pessoas maiores de 16 anos que não exerçam atividade remunerada, porém, desejam contribuir com a previdência social para garantir um mínimo de direitos. Por sua vez, a inscrição é o ato pelo qual se cadastra o segurado no INSS, informando-se os dados necessários.

Qual a diferença entre contribuinte individual ou facultativo?

A grande diferença entre o facultativo e o obrigatório é a realização de uma atividade remunerada. O Contribuinte Individual é aquele que exerce uma atividade remunerada e assume o risco da atividade. Segundo a lei, o Contribuinte Individual possui a obrigação de pagar o INSS sobre a remuneração mensal.

Em que momento se dá a filiação e a inscrição dos facultativos?

Sua filiação decorre automaticamente da celebração e execução do contrato de trabalho entabulado. Já a inscrição, somente ocorre em momento posterior, e será efetuada junto ao INSS, por seu empregador.

Seguros Mais