Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

Quando não precisa pagar franquia?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

O que acontece se eu não pagar a franquia?

Se o causador se recusar a pagar e tiver todos os dados dele, pode acioná-lo judicialmente. Você pagaria a franquia para não ficar sem o carro por um longo período e depois o cobraria na justiça.

Quando não vale a pena acionar o seguro?

Quando o veículo sofre um pequeno dano, como um farol quebrado, por exemplo, acaba não compensando acionar o seguro. Isso porque o valor da franquia pode ser maior que o do conserto independente do farol. Nesse caso, o segurado acaba pagando um valor maior se acionar o seguro.

O que é franquia isenta?

Franquia isenta: esse tipo não é oferecido por todas as seguradoras, já que, como o próprio nome já sugere, seguros com franquia isenta não cobram franquia. Assim, seu preço pode ser bem mais elevado.

É INTERESSANTE:  Pergunta frequente: Quais são os carros que tem o seguro mais barato?

Em quais casos pago franquia?

Saiba quando a franquia deve ser paga

  • Sinistro parcial. Em casos de sinistro parcial, quando os danos no veículo são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia por parte de segurado é obrigatório. …
  • Sinistro integral. …
  • Sinistros envolvendo terceiros. …
  • Incêndio. …
  • Enchente. …
  • Furto e roubo. …
  • Colisões.

Quando o carro é furtado tem que pagar franquia?

Basta, apenas, preencher o documento que registra a transferência de propriedade do veículo. No entanto, se seu veículo foi furtado ou roubado e, dentro do período de 5 a 7 dias foi encontrado, com avarias que necessitem de reparo, você precisará pagar a franquia para que o seguro realize tais consertos.

Sou obrigado a pagar a seguradora?

Você se vê então obrigado a acionar o seu seguro para realizar o conserto do carro e informa o ocorrido à seguradora. Esta por sua vez, lhe cobra o pagamento da franquia de seguro, que é obrigatória nesses casos, mesmo que você seja a vítima no acidente.

Porque tem que pagar franquia de seguro?

Sabendo que o seguro não cobrirá todos os custos com o conserto caso você cause um acidente ou danos em seu veículo, é possível afirmar que você terá muito mais cuidado ao conduzi-lo. Sendo assim, a franquia tem como objetivo garantir que os segurados tenham mais zelo e cuidado ao conduzir o veículo.

O que a seguradora pode cobrar do culpado?

Como vimos neste artigo, sim a seguradora pode cobrar ressarcimento de terceiro, e o segurado quando vítima também pode cobrar franquia culpado. … Pois, tanto você como a empresa de seguro, possuem o direito de cobrar os prejuízos do causador do acidente.

Qual o limite de tempo para acionar o seguro?

Prazos para a realização do boletim de ocorrência

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Qual o valor de um seguro para terceiros?

Logo, se você for o segurado, terá o período de até 1 ano para fazer o boletim de ocorrência e acionar o seguro em caso de colisão. E, se você for o terceiro ou um beneficiário, poderá contar com um prazo de até 3 anos para tomar as mesmas atitudes.

Quando posso acionar o guincho do seguro?

Por exemplo: se sua cobertura de seguro auto guincho é ilimitada, você poderá acionar esse serviço quantas vezes precisar dentro do período do seu seguro. Mas o mais usual é que essa cobertura tenha um limite de uso, que geralmente fica entre 3 e 4 vezes durantes todo o período de vigência da apólice.

Como a seguradora investiga?

Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro. Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.

Qual a diferença entre franquia reduzida é obrigatória?

Com a franquia normal, o cliente acaba por pagar um valor menor no seguro carro. O que acontece é que, em caso de acidentes, será necessário pagar uma quantia maior de franquia. Já com a franquia reduzida o cliente deverá pagar regularmente um valor mais alto, mas em casos de acidentes precisará desembolsar menos.

O que é a franquia obrigatória?

A Franquia Obrigatória é a padrão informada pela Seguradora como participação obrigatória do Segurado. A Franquia Reduzida é ideal para Segurados que queiram pagar um pouco mais pelo seguro, para, em caso de sinistro, participar com um valor menor.

O que é a franquia facultativa?

A franquia facultativa, ou franquia majorada, como pode ser chamada em algumas seguradoras, é um tipo de franquia que possibilita um desconto no pagamento da apólice. Ou seja, no valor pago na contratação do seguro do carro. Isso acontece porque, em caso de sinistro, o usuário arca com a maior parte do prejuízo.

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: Quanto tempo leva pro seguro pagar o carro?
Seguros Mais