Qual a obrigação da seguradora?

Qual a responsabilidade da seguradora?

A Seguradora denunciada pode ser condenada direta e solidariamente, junto ao segurado, a pagar a indenização devida à vítima, nos limites contratados na apólice (Súmula 537).

Qual a responsabilidade do segurador no contrato de seguro?

“Art. 787. No seguro de responsabilidade civil, o segurador garante o pagamento de perdas e danos devidos pelo segurado a terceiro.”

Qual é a finalidade do seguro?

– O Seguro é portanto um fator de bem-estar social. mesmos riscos, possibilitando o equilíbrio entre as prestações dos segurados (prêmios) e as contraprestações do segurador (sinistros). O principal objetivo é o de prevenir que ocorram acidentes, orientando o segurado sobre as medidas de proteção a serem adotadas.

Quais são os principais deveres do segurado?

Deveres do segurado auto

  • Pagar o valor do prêmio de acordo com o que foi estabelecido no momento da contratação, não deixando que as parcelas atrasem;
  • Prestar informações verdadeiras sobre o veículo e sua utilização, além de responder o formulário de risco com dados corretos;

O que é responsabilidade civil em seguro?

O seguro de Responsabilidade Civil prevê o reembolso referente a indenizações por danos corporais ou materiais, causados de maneira não intencional a terceiros, nas dependências da empresa ou no local de prestação de serviço.

É INTERESSANTE:  Melhor resposta: O que significa franquia reduzida no seguro?

O que fazer se a seguradora não quer pagar?

Em tese, a seguradora poderá se recursar a pagar o valor do sinistro, mas isso deverá ser justificado por escrito e enviado ao cliente junto com as provas da negativa. Isso porque é bastante comum as seguradoras se recusarem a pagar de forma abusiva, quando não há nenhum impedimento legal para isso ser feito.

O que é a responsabilidade aquiliana?

Já, a responsabilidade extracontratual ou aquiliana é aquela que deriva de um ilícito extracontratual, isto é, da prática de um ato ilícito por pessoa capaz ou incapaz, consoante o art. l56 do CC, não havendo vínculo anterior entre as partes, por não estarem ligados por uma relação obrigacional ou contratual.

Quais os principais elementos do contrato seguro?

“Três são os elementos essenciais do seguro – o risco, a mutualidade e a boa-fé -, elementos, estes, que formam o tripé do seguro, uma verdadeira, “trilogia”, uma espécie de santíssima trindade.

Quais são as características de um contrato de seguro?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

Qual a importância do seguro para a sociedade?

O seguro permite planejar com mais segurança, evitando ou atenuando riscos, que são considerados ameaças ao processo comercial de forma geral. A possibilidade de transferir riscos para o segurador proporciona às pessoas ou empresas uma rede de segurança.

O que é segurado no contrato de seguro?

Segurado: é a pessoa física ou jurídica que, tendo interesse segurável, contrata o seguro, em seu benefício pessoal ou de terceiro. No caso dos seguros de pessoas, é a pessoa física sobre a qual se procederá a avaliação do risco e se estabelecerá o seguro.

É INTERESSANTE:  Quantas contribuições para ter qualidade de segurado?

Quem é o Segurado e o segurador?

“O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra( segurado),mediante pagamento de um prêmio, a garantir-lhe interesse legítimo relativo a pessoa ou a coisa e a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros previstos no contrato”.

Quem tem direito ao seguro de carro?

Todo consumidor pode solicitar ter seu carro coberto por uma seguradora. Então, a empresa fará a cotação da proteção, avisando se está disposta a cobrir ou não o veículo.

Seguros Mais