O que é Franquia e prêmio de seguro?

O que se entende por franquia e qual é a sua influência no prêmio de um seguro?

O termo prêmio se refere ao valor pago pelo segurado para a contratação do seguro. … Já o termo franquia, como mencionado anteriormente, se refere ao valor que deve ser pago quando a seguradora for acionada pelo cliente, a fim de cobrir algum sinistro de perda parcial.

O que é o prémio do seguro de carro?

É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais.

Como funciona o pagamento da franquia do seguro?

A franquia do seguro auto é a parte em dinheiro que o cliente vai pagar para consertar as avarias do carro, em cada sinistro parcial que ocorrer. Seu valor fica definido na apólice do seguro contratado, como um custo fixo ou percentual.

Quem paga franquia do seguro?

A franquia é a parte da indenização de seguro, que fica a cargo do cliente (segurado). Ela é estabelecida na apólice de seguro, seja na forma de um valor fixo, seja na forma de um percentual do valor a indenizar.

É INTERESSANTE:  O que é número da apólice de seguro?

O que é o prêmio de um seguro?

Resposta. O prêmio de seguro é a prestação paga pelo segurado, para a contratação do seguro, que se efectiva com a emissão da apólice por parte da empresa seguradora. Em outras palavras, seria o “preço” a ser paga para aquisição do seguro.

Como funciona o prémio do seguro?

Prêmio. O valor que você paga pelo seguro é baseado na avaliação do risco. Riscos baixos têm prêmios baixos e riscos altos, prêmios altos. As seguradoras coletam informações sobre os interessados em contratar o seguro e analisam estatisticamente o risco envolvido em cada caso, para chegar ao valor do prêmio.

O que é o prêmio?

Um prêmio ou prémio (do latim praemiu) é algo concedido a uma pessoa ou grupo de pessoas como reconhecimento da excelência em determinado campo ou por um relevante serviço prestado. Prêmios assumem freqüentemente a forma de troféus, títulos, certificados, placas comemorativas, medalhas, distintivos, comendas ou fitas.

O que é um prêmio?

Significado de Prêmio

Recompensa; compensação recebida em dinheiro por um serviço prestado. Quantia em dinheiro paga aos vencedores de algum concurso, loteria, rifa.

O que é o prêmio por cobertura?

Prêmio Líquido – Termo utilizado para definir o preço em dinheiro que o Segurado paga ao Segurador para que este assuma um determinado conjunto de riscos, pagando-lhe uma indenização em caso de sinistro.

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

Franquia do carro há casos que não precisa ser paga

Ou seja, se o veículo sofrer danos mas não chegar a dar perda total quando não ultrapassa 75% ou mais do valor do carro. Então o segurado pagará a franquia, e a seguradora o restante. … Caso assim ele seja o culpado e não tenha seguro.

É INTERESSANTE:  Sua pergunta: O que cobre o seguro do empréstimo consignado?

É possível parcelar a franquia do seguro?

A franquia do seguro é um valor que deve ser pago diretamente para a oficina que consertará o automóvel. A seguradora não recebe nenhuma parte desse pagamento. … No entanto, diversas oficinas mecânicas possibilitam que o parcelamento do valor da franquia seja feito em até três vezes.

Como saber o valor da franquia do seguro?

Primeiramente, é importante dizer que não existe um valor fixado para a franquia do seguro. Isso depende de diversos fatores, como o perfil do condutor e o modelo do carro. Com as informações que o segurado passa à seguradora, ela fará o cálculo da mesma forma que faz para determinar o preço do seguro.

Como cobrar a franquia do seguro de outra pessoa?

Entenda como fazer nestes casos. Quando posso cobrar a franquia do seguro de outra pessoa? Você tem o direito e deve cobrar o valor pago à franquia sempre que não for o causador do acidente. O responsável pelo dano é quem deve arcar com a despesa da franquia e a seguradora irá quitar a diferença.

Quando devo usar a franquia do seguro?

É indicada para pessoas que temem mais a perda total do que os danos parciais. Esse público está disposto a arcar com o preço de consertar o próprio carro em casos de acidentes. O valor total do seguro para este tipo de franquia é mais barato que o da básica”.

Quando solicitar a franquia do seguro?

Nos casos de sinistros parciais, quando os danos causados no carro são inferiores a 75% do seu preço de venda, o pagamento da franquia é obrigatório. Essa situação ocorre, geralmente, nos casos de colisões, causas naturais como enchentes ou em casos de furto/roubo em que o automóvel é recuperado com avarias.

É INTERESSANTE:  Pergunta frequente: Como saber a franquia do meu seguro?
Seguros Mais