O que é a sociedade seguradora?

O que é uma sociedade seguradora?

Sociedades seguradoras são entidades constituídas sob a forma de sociedades anônimas, especializadas em pactuar contrato de seguro, por meio do qual assumem a obrigação de pagar ao contratante (segurado), ou a quem este designar, uma indenização, no caso em que advenha o risco indicado e temido, recebendo, para isso, o …

Qual a definição de seguradora?

Seguradora é uma empresa que assume determinados riscos no lugar do cliente, em troca do pagamento de certa quantia prévia, chamada de prêmio. Caso a situação temida se concretize, pode ocorrer de o segurado ter que pagar uma franquia à seguradora para obter a indenização contratada.

Qual o objetivo das seguradoras?

A atividade seguradora tem a missão de proteger agentes produtivos contra riscos de perdas patrimoniais e assegurar às famílias a proteção à vida e à saúde, bem como a reposição de bens, indenizações e benefícios em caso de infortúnio.

O que são seguradoras e resseguradoras?

As duas empresas não se confundem. Enquanto a seguradora negocia com o segurado a colocação dos riscos e recebe para isso, ela também negocia com a resseguradora, só que, neste caso, paga para ela aceitar os valores que ultrapassam sua capacidade de retenção.

É INTERESSANTE:  Quando utilizar a franquia do seguro?

Qual é a função da SUSEP?

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

Qual a diferença entre SUSEP e Previc?

A diferença principal se relaciona com o objetivo de cada uma: Previc — supervisiona e fiscaliza as entidades fechadas de previdência complementar; Susep — supervisiona e fiscaliza as entidades abertas de previdência complementar.

Quais são as características do seguro?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

O que é seguradora caixa?

É a instituição responsável pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego, além de marcar presença em programas sociais do governo e em todas as Casas Lotéricas do país.

Quais são as classificações do contrato de seguro?

Segundo a classificação dos contratos, o contrato de seguro pode ser classificado em bilateral, sinalagmático, oneroso, aleatório, consensual, de execução sucessiva ou continuada, de adesão, de boa-fé.

Como funcionam os seguros?

No mercado de seguros o fluxo é o contrário: primeiro as pessoas pagam o seguro e, após a ocorrência de algum sinistro, recebem os valores. Em alguns casos, em que o sinistro pode não ocorrer, como por exemplo em seguros de casas, é possível que a seguradora nunca tenha que desembolsar algum valor.

Quais são as razões do surgimento de seguros?

História do seguro No Mundo

É INTERESSANTE:  Como funciona o seguro bolsa protegida do Itaú?

Há registro da existência de modalidade rudimentar de contrato de seguro firmado entre condutores de caravanas da Mesopotâmia 2.250 anos antes da era cristã, para proteção contra a perda de burros usados no transporte, quando esses caíam vítimas de feras ou de ladrões.

Como funciona o setor de seguros?

É exatamente dessa maneira que funciona um seguro. As seguradoras recolhem o prêmio de vários segurados, incluem as despesas da operação e, em caso de acidente, cobrem o prejuízo com o pagamento do benefício. O cálculo de quanto deve ser o prêmio se baseia no grau de risco e usa métodos e técnicas atuariais.

Quais são as resseguradoras no Brasil?

41 Admitido

Empresa CNPJ Portaria Susep
African Reinsurance Corporation N/D 5.333/2013
Agrinational Insurance Company N/D 3.162/2009
AIG Resseguros Brasil S.A. 13.525.547/0001-52 3.972/2011
Allianz Global Corporate & Specialty Resseguros Brasil S.A 15.517.074/0001-77 5.036/2012

Quais as maiores resseguradoras do mundo?

AS MAIORES RESSEGURADORAS DO MUNDO POR PREMIOS

O ranking é liderado pela Swiss Re, seguida por Munich Re e. Hannorver Ruck. O IRB Brasil Re aparece em 27o colocação.

O que é resseguradora admitida?

Ressegurador admitido: ressegurador sediado no exterior, com escritório de representação no País, que tenha sido cadastrado como tal na SUSEP, para realizar operações de resseguro e retrocessão; Requisito básico: ter aprovada a instalação do escritório de representação.

Seguros Mais