Como funciona uma apólice de seguro?

Como é uma apólice de seguro?

Uma apólice é um contrato em que duas partes — seguradora e segurado — definem as regras de contratação do seguro. Nesse contrato, são estabelecidos os riscos aos quais o segurado está sujeito, bem como os valores que ele ou os herdeiros têm direito caso alguma das situações previstas venha a ocorrer.

Como funciona uma Apolice de seguro de vida?

O seguro de vida é como um contrato em que a seguradora paga uma indenização se algum dos eventos previstos na apólice efetivamente acontece. Em caso de morte do titular do seguro, a indenização é paga aos beneficiários escolhidos no momento da contratação. Não havendo um, são os dependentes legais que recebem o valor.

O que é apólice de seguro de veiculo?

Na apólice (documento que oficializa o contrato do seguro) se determina o prazo durante o qual o carro e o segurado ficarão resguardados, conhecido como vigência do seguro, que na maioria dos casos tem duração de 1 ano.

Como receber uma apólice de seguro de vida?

RG e CPF; Comprovante de residência; Podem ser exigidos outros documentos, de acordo com a corretora contratada, como informações sobre filhos, cônjuges e demais beneficiários do contrato, além de uma Declaração Pessoal de Saúde (DPS), que será analisada pela seguradora na hora de definir o valor da apólice.

É INTERESSANTE:  Como consultar Apolice de Seguro de vida Itaú?

O que deve constar na apólice do seguro?

Existem diversos tipos de apólices, mas em todos devem constar as cláusulas do seguro, como os detalhes de cada plano, os tipos de cobertura, o valor do prêmio, a responsabilidade de cada parte e a vigência de contrato.

Como saber o valor da apólice de seguro?

Para saber qual o valor de apólice ideal, faça o levantamento de quantas pessoas dependem financeiramente de você e calcule todas as despesas: educação, parcela da casa própria ou do aluguel, roupas, alimentação, dívidas e tudo aquilo que costuma fazer diferença no seu orçamento mensal.

Qual o valor de um seguro de vida?

Já o custo de contratar um seguro de vida é bem menor que o de carros. De acordo com pesquisa da Proteste, o valor mensal pode variar de R$ 16 a R$ 213, conforme a faixa etária. O preço também varia entre as seguradoras e o capital contratado.

Pode tirar dinheiro do seguro de vida?

Em geral, o resgate já pode ser feito a partir do terceiro ano de seguro. Quanto mais tempo o segurado leva para resgatar, maior a quantia resgatada. Dependendo do momento em que o resgate é feito, o valor pode ser igual ou mesmo superior ao prêmio total pago pelo segurado.

Como se paga um seguro de vida?

Para ter direito ao seguro de vida, é preciso pagar um valor (seja mensal ou anual) à seguradora; ao deixar de pagá-lo, se perde o direito à cobertura. Vale dizer que o valor pago depende do perfil de risco do titular e da cobertura escolhida.

O que é o que é apólice?

A apólice é um documento emitido por uma seguradora com a finalidade de formalizar a aceitação do risco assumido perante o contrato de seguro.

É INTERESSANTE:  Resposta rápida: Qual presidente criou o Dpvat?

Como funciona o seguro de um veículo?

O seguro é um contrato firmado entre o proprietário do veículo e uma seguradora, no qual o contratante paga uma taxa para que seja ressarcido em possíveis prejuízos (previstos na apólice) ao veículo, como roubo, e até mesmo danos pessoais ou a terceiros.

Como é feito o pagamento do seguro de carro?

O seguro auto geralmente é pago por meio de boleto bancário, enviado junto com a apólice. Mas também existem outras possibilidades como pagamento com cartão de crédito ou débito em conta.

Qual o prazo para receber um seguro de vida?

A partir do momento em que o beneficiário entrega todos os documentos solicitados pela seguradora para poder receber o valor do seguro de vida, ela tem 30 dias para pagar o valor da apólice. Essa contagem de tempo pode ser suspensa, caso falte algum documento ou ocorra alguma dúvida fundada e justificável.

Seguros Mais