Você perguntou: Como funciona seguro prestamista de consórcio?

Como funciona seguro prestamista consórcio?

Por vezes, ao contratar um consórcio – seja de veículo ou de imóvel -, observamos que é cobrado um valor a título de seguro, denominado prestamista. O seguro de vida ou prestamista, é um seguro que garante a quitação ou amortização de dívidas em caso de morte ou invalidez total ou permanente por acidente do segurado.

Como faço para resgatar o seguro prestamista?

Seguro prestamista: como resgatar? Se o seguro prestamista foi contratado pelo tomador de crédito, quando for necessário o resgate o contratante ou sua família devem acionar a instituição financeira ou seguradora que vendeu o seguro.

Sou obrigada a pagar o seguro do consórcio?

Em um consórcio você não é obrigado a pagar o seguro, mas é de bom tom mantê-lo pois esse tipo de seguro não funciona somente para mortes ou invalidez.

O que o seguro prestamista cobre?

O seguro prestamista realiza o pagamento do seu empréstimo junto a Caixa, em caso de morte ou invalidez total por acidente. Uma forma de você cuidar da sua família para que ela lide apenas com a saudade. Realiza o pagamento do seu empréstimo de acordo com o valor contratado.

Qual é o valor do seguro prestamista?

É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.

É INTERESSANTE:  Como declarar seguro de vida Prudential no IR?

O que acontece se cancelar o seguro prestamista?

Nesse caso, o cliente deve entrar em contato com a seguradora responsável pela apólice e solicitar o cancelamento. Caso a dívida coberta pelo seguro seja quitada, o seguro também fica automaticamente cancelado – você não precisa comunicar a extinção da obrigação à seguradora.

Como saber se meu contrato tem seguro prestamista?

Em resumo, para se ter um Seguro Prestamista é preciso ter um empréstimo junto ao banco parceiro. O seguro tem o mesmo tempo de validade que a duração do empréstimo e quando é solicitada a indenização, você recebe esse valor em uma única parcela.

Como consultar o seguro prestamista?

O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF.

Para que serve o seguro do consórcio?

Um seguro em consórcio muito conhecido é o prestamista.

É uma espécie de seguro que garante ao consorciado o pagamento das suas prestações restantes, por um período determinado ou integral, diante de algumas situações. Você pode adquirir esse tipo de seguro diretamente com a administradora do seu consórcio.

Para que serve o seguro de vida do consórcio?

Seguro de vida

Garante o pagamento das mensalidades – ou de um bom percentual delas – no caso de falecimento do consorciado. Geralmente, é preciso nomear um responsável (familiar ou cônjuge) como beneficiário.

Como saber se o consórcio tem seguro?

Para descobrir esta informação é muito simples, basta acessar o site do Banco Central. Na seção “perfil cidadão”, você encontrará o tópico “Consórcios e Administradoras”, trazendo a lista de empresas por segmento.

Como calcular o reembolso do seguro prestamista?

Como calcular a devolução de valores pagos? No mesmo exemplo, foram pagas as 3 primeiras parcelas (e 90 dias do seguro já foram utilizados)…. Dessa forma, ele terá direito a devolução de parte dos valores pagos. Neste caso, 40% do valor do prêmio total, equivale a R$ 400,00 (R$ 1.000,00 x 40%).

É INTERESSANTE:  Como fazer o pedido de indenização do Dpvat?
Seguros Mais