Resposta rápida: Como funciona a franquia do seguro de vida?

O que é franquia em seguro de vida?

É o valor ou percentual, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado. A franquia pode ser simples ou dedutível.

O que cobre a franquia do seguro?

A franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.

Qual a diferença entre seguro e franquia?

Isso significa que o prêmio é o valor que valida a emissão da apólice e o início da vigência do seguro. Já o termo franquia, como mencionado anteriormente, se refere ao valor que deve ser pago quando a seguradora for acionada pelo cliente, a fim de cobrir algum sinistro de perda parcial.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

A franquia do seguro deve ser paga apenas em conserto realizado no veículo do próprio cliente, e se o dano for parcial e passível de conserto. Nesse caso, ele deve pagar o valor da franquia, que é determinado de acordo com cada empresa.

É INTERESSANTE:  Resposta rápida: Quanto tempo é a garantia de uma geladeira Brastemp?

Qual a diferença entre prêmio e franquia?

Sendo assim, a diferença entre prêmio e franquia no seguro auto consiste no fato do primeiro ser o valor cobrado pela contratação do serviço, e o segundo ser o valor cobrado pelo uso das coberturas.

O que é franquia e em quais modalidades ela pode ser contratada?

A franquia é o valor, em dinheiro, que o contratante deve desembolsar caso ele se envolva em um sinistro com o carro e tenha que acionar a seguradora. “Ela é cobrada apenas no caso de conserto do veículo do próprio cliente, e se o dano for parcial.

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

As apólices podem variar, mas, entre os casos mais comuns nos quais não é preciso pagar a franquia, estão: Acidente com perda total. Em caso de danos morais e materiais a terceiros, sendo o segurado o culpado pelo acidente. Se tiver o veículo roubado ou furtado e ele não for encontrado.

Como a seguradora investiga?

Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro. Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.

O que é valor da franquia de seguro?

Antes de tudo, precisa-se esclarecer que a franquia do seguro é o valor que o próprio segurado deve pagar, caso seu veículo precise de reparos. Mas não é possível prever o valor dessa franquia, sem que haja uma cotação do serviço. Isso porque, o valor tende a variar de acordo com uma série de fatores e não é algo fixo.

O que é melhor seguro com franquia reduzida ou normal?

Para cobrir os gastos com pequenos incidentes, a franquia reduzida torna-se a melhor opção, apesar de aumentar o valor do prêmio. Assim, os custos com prejuízos menores correrão por conta da seguradora. Ela é ideal para motoristas menos experientes.

É INTERESSANTE:  Como declarar seguro de vida resgatável no Imposto de Renda?

O que significa franquia de 25%?

Mas, também é a opção que deixa o valor da apólice, mais caro. A franquia 50%, corresponde à estipulação de um valor de franquia 50%, menor que o valor oferecido na franquia normal ou básica. Já a franquia 25%, consiste em uma franquia 25% menor que a normal.

Para que serve uma franquia?

Caso ainda não saiba, franquia — ou melhor, o franchising — é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado).

É possível parcelar a franquia do seguro?

A resposta para essa pergunta é sim, você pode parcelar a franquia do seguro auto. Claro que as maneiras disponíveis de pagamento e número máximo de parcelas variam de acordo com cada seguradora.

Quando preciso pagar a franquia?

A franquia é uma participação obrigatória do segurado nos custos de perda parcial do veículo. Ou seja, se o veículo sofrer danos mas não chegar a dar perda total quando não ultrapassa 75% ou mais do valor do carro. Então o segurado pagará a franquia, e a seguradora o restante.

Qual o prazo para pagar a franquia do seguro?

Após a abertura do processo de sinistro, a seguradora tem até 30 dias para finalizar o conserto do carro. Seja o carro do segurado ou de um terceiro. O prazo é o mesmo para situações de perda total.

Seguros Mais