Pergunta frequente: Qual a responsabilidade do segurador no contrato de seguro?

Quais são as responsabilidades do segurado e segurador em um contrato de seguro?

O contrato de seguro tem como balizamento principal o Princípio da Boa-Fé ou seja, a intenção das partes na hora da contratação, se de um lado deve o segurado o dever de informações precisas sobre o bem jurídico a ser protegido, deve o segurador por outro lado o dever objetivo de indenizar na hipótese de ocorrência do …

Qual a responsabilidade da seguradora?

A Seguradora denunciada pode ser condenada direta e solidariamente, junto ao segurado, a pagar a indenização devida à vítima, nos limites contratados na apólice (Súmula 537).

Quem é o segurador no contrato de seguro?

“O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra( segurado),mediante pagamento de um prêmio, a garantir-lhe interesse legítimo relativo a pessoa ou a coisa e a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros previstos no contrato”.

O que é responsabilidade civil no seguro?

A Responsabilidade Civil (RC) está presente no cotidiano de todos, pois suas ações, mesmo sem querer, podem causar prejuízos a outras pessoas (terceiros).

Quais os principais elementos do contrato seguro?

“Três são os elementos essenciais do seguro – o risco, a mutualidade e a boa-fé -, elementos, estes, que formam o tripé do seguro, uma verdadeira, “trilogia”, uma espécie de santíssima trindade.

É INTERESSANTE:  Como saber se sou beneficiária de um seguro de vida?

Quais são as partes do contrato de seguro?

Quais São as Partes no Seguro Garantia?

  • Segurado: credor das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal.
  • Beneficiário: parte que está legitimada na apólice a receber eventual indenização securitária, além do próprio segurado.

O que fazer se a seguradora não quer pagar?

Em tese, a seguradora poderá se recursar a pagar o valor do sinistro, mas isso deverá ser justificado por escrito e enviado ao cliente junto com as provas da negativa. Isso porque é bastante comum as seguradoras se recusarem a pagar de forma abusiva, quando não há nenhum impedimento legal para isso ser feito.

O que é a responsabilidade solidária?

Responsabilidade solidária – havendo pluralidade de devedores, o credor pode cobrar o total da dívida de todos ou apenas do que achar que tem mais probabilidade de quitá-la. A dívida não precisa ser cobrada em partes iguais para cada um. Todos os devedores são responsáveis pela totalidade da obrigação.

Quais as principais coberturas do seguro de responsabilidade civil?

Em regra, o Seguro de Responsabilidade Civil Geral cobre a reparação de danos materiais e/ou corporais provocados a terceiros em determinadas situações. Além disso, pode cobrir, ainda, ações emergenciais empreendidas para tentar evitar ou minimizar tais danos.

O que é o sinistro no contrato de seguro?

Em outras palavras, é quando acontece qualquer evento que está previsto pela apólice de seguro. O sinistro é um acidente, fato imprevisto ou situação inesperada que pode acontecer e que esteja especificado na apólice como algo que, se acontecer, haverá pagamento de indenização.

Qual é a natureza jurídica do contrato de seguro?

Pela interpretação do Direito Civil, a natureza jurídica do Contrato de Seguro é classificada como bilateral, oneroso, aleatório, formal, consensual, nominado, de adesão e de boa-fé. Bilateral: É um contrato bilateral porque nele estão definidas as obrigações para as duas partes: o Segurado e a Seguradora.

É INTERESSANTE:  Qual a melhor seguradora de carros do Brasil?

Para que serve a responsabilidade civil?

A Responsabilidade Civil é o seguro que gira em torno de uma aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar um dano, seja ele material, moral ou que envolva outras pessoas.

Seguros Mais