O que significa participação obrigatória do segurado?

O que é participação obrigatória do segurado?

PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA [DO SEGURADO – POS]

É o valor ou percentual definido na apólice referente à responsabilidade do Segurado nos prejuízos indenizáveis decorrentes de sinistros cobertos.

Qual a diferença entre franquia e participação obrigatória do segurado?

Comum em Seguro de Automóvel, a franquia nada mais é do que a participação obrigatória do Segurado em arcar com os prejuízos causados por determinados tipos de sinistros quando o veículo não dá perda total. O valor de franquia vem especificado na apólice do seguro de automóvel e tem valor fixo estipulado em apólice.

Qual a diferença entre franquia e indenização?

Franquia: o termo reflete a parcela da indenização que fica a cargo do segurado, isto é, quanto você tem que pagar para ter direito ao recebimento da indenização.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

A franquia do seguro deve ser paga apenas em conserto realizado no veículo do próprio cliente, e se o dano for parcial e passível de conserto. Nesse caso, ele deve pagar o valor da franquia, que é determinado de acordo com cada empresa.

É INTERESSANTE:  Quantos Dpvat tenho que pagar?

O que é franquia de seguro de vida?

É o valor ou percentual, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado. A franquia pode ser simples ou dedutível.

O que significa franquia mínima?

Além desse percentual, no seguro de carga, é possível fixar um valor mínimo de pagamento para a POS, chamado de franquia mínima ou valor mínimo de franquia.

O que é cota de participação?

O que é cota de participação? Visando minimizar o rateio de prejuizos entre os associados, e como forma de reduzir o valor a ser pago por todos, a cota de participacao é o valor que o associado contribui nos custos do processo de perda parcial e perda total (indenizacao) do veiculo protegido.

O que é franquia de seguro empresarial?

Franquia, ou também chamada de participação obrigatória do segurado(a), é a sua participação financeira no momento que precisar acionar o seguro. Ou seja, quanto você terá que gastar para receber sua indenização feita através de uma seguradora.

O que é múltiplo de pós?

É o valor que foi contratado pelo segurado como limite máximo de indenização, que poderá ser paga pela seguradora no caso de prejuízos cobertos.

Qual a diferença entre prêmio e indenização?

Prêmio e indenização podem soar iguais, mas, no mercado de seguros, são opostos: o prêmio é o que o cliente paga; a indenização é o que ele recebe. Em outras palavras: o prêmio é o preço pago pelo seguro, aquele valor que uma pessoa deve pagar para poder contratá-lo.

O que significa franquia de 30 dias?

Caso o segurado tenha sido vítima de roubo ou furto sem a recuperação do veículo, não haverá cobrança da taxa de franquia. Quando isso acontece, o segurado deve comunicar o crime o mais rápido e após o registro do boletim de ocorrência, a polícia tem até 30 dias para encontrar o veículo.

É INTERESSANTE:  Faz seguro de carro até que ano?

Qual a diferença da franquia para pós?

Franquia e POS são a parte da indenização que fica por conta do segurado em caso de sinistro, podendo ser um valor mínimo fixo (franquia) ou um percentual do total da indenização (POS).

É possível parcelar a franquia do seguro?

A resposta para essa pergunta é sim, você pode parcelar a franquia do seguro auto. Claro que as maneiras disponíveis de pagamento e número máximo de parcelas variam de acordo com cada seguradora.

Quando eu tenho que pagar a franquia do seguro?

A franquia deve ser paga pelo segurado quando ele acionar o seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente? Se a outra pessoa tiver um seguro contra terceiros, pode acionar a seguradora dele para que pague os prejuízos. Nesse caso, o dono do carro danificado não precisa se preocupar em pôr a mão no bolso.

Quem deve pagar a franquia do seguro?

Se tiver que acionar o seguro por uma perda parcial do carro deverá pagar a franquia, não importando de quem é a culpa. Desta forma, você pode entrar em um acordo com o culpado pelo acidente e combinar que ele faça o pagamento da franquia.

Seguros Mais