Você perguntou: O que significa garantia de um serviço?

O que garantia de um serviço significa?

Colocando de forma simples, é a promessa de que, após concluir um trabalho, o cliente não vai ter problemas com aquela parte específica do carro durante o período estabelecido. Caso ocorra algum problema, é considerado que esse mesmo cliente não recebeu o serviço pelo qual pagou.

Como funciona a garantia?

O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

Qual o tempo de garantia de uma prestação de serviço?

Resumindo: em qualquer prestação de serviço você tem direito à garantia, se for um serviço durável será de 90 (noventa) dias, se for um serviço não durável será de 30 (trinta) dias.

Quais os 3 tipos de garantias?

Quais são os Tipos de Garantia?

  1. Garantia Legal. Primeiramente, essa modalidade é prevista pelo CDC e prevê 30 dias de garantia de bens não duráveis e 90 dias de garantia de bens duráveis. …
  2. Garantia Contratual. …
  3. Garantia Estendida.
É INTERESSANTE:  Resposta rápida: Como funciona a garantia da Honda Motos?

Como dar garantia de um serviço?

Como dar a garantia de serviços prestados?

  1. A ordem de serviço é um documento real oficial que prova que o serviço foi feito. …
  2. O relatório fotográfico é outro documento importante que retrata todas as peças trocadas. …
  3. Explicações sobre o que foi realizado.

O que é serviço durável e não durável?

Serviço durável é aquele que custa a desaparecer com o uso. A pintura ou construção de uma casa, uma prótese dentária, são produtos duráveis. Serviço não durável é aquele que acaba depressa. A lavagem de uma roupa na lavanderia é um serviço não durável, pois a roupa suja logo após o uso.

O que a garantia não cobre?

IMPORTANTE: GARANTIA é somente para DEFEITO DE FABRICAÇÃO (artigo 12, CDC); A garantia não cobre defeitos de manuseio, deterioração natural ou danos de terceiros, mau uso; O serviço ou pedido somente será efetuado se estiver dentro do prazo da garantia (legal ou contratual);

Quais são as formas de garantia?

Quais são as modalidades de garantias reais?

  1. Fiança bancária. A fiança bancária é um compromisso contratual. …
  2. Alienação fiduciária. …
  3. Penhor mercantil ou rural. …
  4. Hipoteca.

Quais os dois tipos de garantia?

O Código de defesa do Consumidor define legalmente dois tipos de garantias: a garantia legal e a garantia contratual. É possível também que o consumir contrate a garantia estendida que, apesar de não ser obrigatória, costuma ser oferecida ao consumidor como um produto adicional.

Quanto tempo de garantia pela loja?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/90 o prazo obrigatório de garantia é de 30 (trinta) dias para reclamar de vício ou defeito de produto não durável e 90 (noventa) dias para reclamar de vício ou defeito de produto durável.

É INTERESSANTE:  Pergunta frequente: Como ficou o pagamento do DPVAT em 2021?

Sou obrigado a dar garantia de 90 dias?

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).

Significa dizer que quando o fornecedor entrega o termo de garantia informando que o produto (durável, por exemplo) é garantido pelo prazo de um ano, a este prazo deverá ser adicionado o prazo de garantia legal de três meses, de tal sorte que o produto estará garantido pelo período de um ano e três meses.

Quais os tipos de garantia temos como proteção no direito do consumidor?

Por exemplo, se o fornecedor livremente estipula via termo de garantia prazo de 1 ano de garantia, ela corresponderá a 1 ano + 90 dias, para bens duráveis, ou 30 dias, para não duráveis. Hoje em dia muito se vê também a garantia estendida, oferecida diversas vezes por lojas e fabricantes.

Quais os tipos de garantia estendida?

Tipos de garantia estendida

Ampliada: é aquela que o tempo é somado à garantia original do fabricante; Diferenciada: são acrescidos benefícios mas o tempo do seguro é menor que a original.

Qual a garantia de um produto?

Estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia legal dá à pessoa que fez a compra, a partir do recebimento do produto, 30 dias para reclamar de eventuais problemas caso o produto tenha duração curta (como um alimento) e 90 dias se for durável (como uma geladeira).

É INTERESSANTE:  O que é apólice e bilhete de seguro?
Seguros Mais