Qual a função das seguradoras?
Seguradora é uma empresa que assume determinados riscos no lugar do cliente, em troca do pagamento de certa quantia prévia, chamada de prêmio. Caso a situação temida se concretize, pode ocorrer de o segurado ter que pagar uma franquia à seguradora para obter a indenização contratada.
Qual o papel de uma corretora de seguros?
São elas que fazem toda a negociação e intermediação entre clientes e a prestadora do serviço. É por meio dela que uma pessoa contrata o serviço; solicita qualquer tipo de alteração no contrato, como a inclusão ou exclusão de algum produto, e realiza diversas outras atividades diretas.
Quem garante as seguradoras?
A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
Qual a diferença entre seguradora e corretora de seguros?
A seguradora é responsável pela venda de seguros variados, e a corretora possui um papel importante na intermediação do contrato com a seguradora. É a corretora que analisa as necessidades da empresa ou da pessoa física para ir em busca do melhor contrato.
Quais os serviços de uma corretora de seguros?
O que a corretora de seguros faz?
- ajuda o cliente a escolher o seguro ideal;
- faz alterações nas apólices, acrescentando ou retirando coberturas;
- cuida das burocracias existentes na contratação de seguros;
- presta suporte ao segurado em caso de sinistros.
O que significa corretora de seguro?
A corretora de seguros é a empresa que faz a intermediação entre o interessado/segurado e a seguradora. Sua atuação é obrigatória. Ela presta assessoria ao cliente em tudo que diz respeito ao contrato assinado entre as partes. Diz-se que ela é uma representante oficial de seu cliente perante às seguradoras.
Onde reclamar de uma seguradora?
Reclamações sobre seguros, previdência e capitalização devem ser enviadas à Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), entidade que supervisiona especificamente esses segmentos. A autarquia oferece o Disque Susep (0800 0218484) e um formulário online para registro das reclamações.
Qual a diferença entre Susep e Previc?
A diferença principal se relaciona com o objetivo de cada uma: Previc — supervisiona e fiscaliza as entidades fechadas de previdência complementar; Susep — supervisiona e fiscaliza as entidades abertas de previdência complementar.
Como a seguradora investiga?
Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro. Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.
Qual a margem de lucro de uma corretora de seguros?
estimado mensal do corretor foi de R$ 3 mil. Ou seja, este seria o valor que o corretor poderia usar plenamente para seus gastos pessoais. Já se a taxa passa para 15%, o lucro passa a, aproximadamente, R$ 9 mil.
O que é uma corretora de veículos?
Podemos resumir a diferença entre corretoras e seguradoras da seguinte forma: as corretoras comercializam os produtos oferecidos pelas seguradoras, que assumem os riscos e pagam as indenizações de um seguro. Para deixar mais claro, vamos comparar os seguros com carros. Todos os veículos são produzidos pela montadora.