O que fazem as seguradoras?

Qual a função das seguradoras?

Seguradora é uma empresa que assume determinados riscos no lugar do cliente, em troca do pagamento de certa quantia prévia, chamada de prêmio. Caso a situação temida se concretize, pode ocorrer de o segurado ter que pagar uma franquia à seguradora para obter a indenização contratada.

Qual é o principal objetivo do seguro?

O seguro prestamista tem por objetivo amortizar ou custear, total ou parcialmente, obrigação assumida pelo devedor, no caso de ocorrência de sinistro coberto, até o limite do capital segurado contratado.

Quais são as atividades de uma corretora de seguros?

São encarregadas por auxiliar as pessoas a escolherem a cobertura ideal para suas necessidades, e também são responsáveis por garantir que o contrato seja cumprido no caso de sinistros e indenizações.

Quem garante as seguradoras?

A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

O que faz um especialista em seguros?

Presta consultoria na venda de seguros, atende e prospecta clientes, apresentando a linha de serviços conforme a necessidade e perfil. Administra carteira, cadastra e renova seguros em diversas áreas, como residencial, empresarial, automotivo, entre outros.

É INTERESSANTE:  Qual o órgão que regula as seguradoras?

Qual o dever de um corretor de seguros?

O corretor de seguros tem a função de buscar a melhor cobertura, junto às sociedades seguradoras, as quais atendam às necessidades do segurado contratante, de acordo com a realidade e particularidade de cada um.

Quais elementos básicos do seguro?

“Três são os elementos essenciais do seguro – o risco, a mutualidade e a boa-fé -, elementos, estes, que formam o tripé do seguro, uma verdadeira, “trilogia”, uma espécie de santíssima trindade.

Quais são as características básicas do seguros?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

Quais são as principais classificações dos seguros?

Quais são os principais tipos de seguros

  • Seguro de vida. Esse é o tipo de seguro mais conhecido entre as pessoas. …
  • Seguro de automóvel. …
  • Seguro patrimonial. …
  • Seguro contra acidentes pessoais.

Quem são e que função exercem os corretores habilitados?

2º O corretor de seguros, pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguro entre as sociedades seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, devidamente registrado, conforme as instruções estabelecidas na presente Circular.

Onde reclamar de uma seguradora?

Reclamações sobre seguros, previdência e capitalização devem ser enviadas à Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), entidade que supervisiona especificamente esses segmentos. A autarquia oferece o Disque Susep (0800 0218484) e um formulário online para registro das reclamações.

Qual a diferença entre Susep e Previc?

A diferença principal se relaciona com o objetivo de cada uma: Previc — supervisiona e fiscaliza as entidades fechadas de previdência complementar; Susep — supervisiona e fiscaliza as entidades abertas de previdência complementar.

É INTERESSANTE:  O que caracteriza o segurado especial?

Como a seguradora investiga?

Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro. Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.

Seguros Mais