Como funciona o seguro prestamista do consórcio?
Um seguro em consórcio muito conhecido é o prestamista.
É uma espécie de seguro que garante ao consorciado o pagamento das suas prestações restantes, por um período determinado ou integral, diante de algumas situações. Você pode adquirir esse tipo de seguro diretamente com a administradora do seu consórcio.
Qual o objetivo do seguro prestamista?
O seguro prestamista tem por objetivo amortizar ou custear, total ou parcialmente, obrigação assumida pelo devedor, no caso de ocorrência de sinistro coberto, até o limite do capital segurado contratado.
Como faço para resgatar o seguro prestamista?
Seguro prestamista: como resgatar? Se o seguro prestamista foi contratado pelo tomador de crédito, quando for necessário o resgate o contratante ou sua família devem acionar a instituição financeira ou seguradora que vendeu o seguro.
Quais os benefícios do seguro prestamista?
Confira 4 vantagens do seguro prestamista
- Segurança no caso de imprevistos e sinistros. Muitas pessoas não esperam que certas circunstâncias aconteçam com elas. …
- Proteção para consórcios e financiamentos. …
- Garantia de preservação de bens. …
- Tranquilidade de ter as dívidas quitadas em caso de sinistro.
Sou obrigada a pagar o seguro do consórcio?
Em um consórcio você não é obrigado a pagar o seguro, mas é de bom tom mantê-lo pois esse tipo de seguro não funciona somente para mortes ou invalidez.
Qual o valor do seguro prestamista?
É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.
O que é seguro prestamista?
O seguro prestamista tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização para a quitação, amortização ou até o pagamento de um determinado número de parcelas de uma dívida contraída ou um compromisso assumido pelo segurado, caso ocorra um dos riscos cobertos pelo seguro.
Quem paga o seguro prestamista?
Diante disso, é importante esclarecer um ponto: a instituição credora, ou seja, aquela com a qual se estabelece a dívida, será sempre a primeira beneficiária do seguro prestamista. O valor contratado só é pago ao segurado ou a alguém que ele indicar se for superior ao da dívida em si.
Quem deve acionar o seguro prestamista?
Quem também pode acionar o seguro é o beneficiário, aquela pessoa responsável que deve assumir o lugar do dono do empréstimo, caso ele não consiga fazer isso. Então ele indica o ‘beneficiário’ no contrato do seguro, no momento de fechar o contrato.
Como saber se meu contrato tem seguro prestamista?
Para saber se seu financiamento tem seguro prestamista, você deve consultar as apólices do serviço contratado junto à seguradora. Em caso de dúvidas, entre em contato com o banco credor e com a seguradora responsável. No entanto, um seguro de prestamista amplo não é obrigatório para financiamentos imobiliários.
Como consultar o seguro prestamista?
O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF.
Como calcular o reembolso do seguro prestamista?
Como calcular a devolução de valores pagos? No mesmo exemplo, foram pagas as 3 primeiras parcelas (e 90 dias do seguro já foram utilizados)…. Dessa forma, ele terá direito a devolução de parte dos valores pagos. Neste caso, 40% do valor do prêmio total, equivale a R$ 400,00 (R$ 1.000,00 x 40%).