Você perguntou: Para que serve o seguro prestamista no consórcio?

Como funciona o seguro prestamista do consórcio?

Um seguro em consórcio muito conhecido é o prestamista.

É uma espécie de seguro que garante ao consorciado o pagamento das suas prestações restantes, por um período determinado ou integral, diante de algumas situações. Você pode adquirir esse tipo de seguro diretamente com a administradora do seu consórcio.

Qual o objetivo do seguro prestamista?

O seguro prestamista tem por objetivo amortizar ou custear, total ou parcialmente, obrigação assumida pelo devedor, no caso de ocorrência de sinistro coberto, até o limite do capital segurado contratado.

Como faço para resgatar o seguro prestamista?

Seguro prestamista: como resgatar? Se o seguro prestamista foi contratado pelo tomador de crédito, quando for necessário o resgate o contratante ou sua família devem acionar a instituição financeira ou seguradora que vendeu o seguro.

Quais os benefícios do seguro prestamista?

Confira 4 vantagens do seguro prestamista

  1. Segurança no caso de imprevistos e sinistros. Muitas pessoas não esperam que certas circunstâncias aconteçam com elas. …
  2. Proteção para consórcios e financiamentos. …
  3. Garantia de preservação de bens. …
  4. Tranquilidade de ter as dívidas quitadas em caso de sinistro.

Sou obrigada a pagar o seguro do consórcio?

Em um consórcio você não é obrigado a pagar o seguro, mas é de bom tom mantê-lo pois esse tipo de seguro não funciona somente para mortes ou invalidez.

É INTERESSANTE:  Qual a idade máxima para fazer um seguro de vida?

Qual o valor do seguro prestamista?

É importante dizer que esse tipo de seguro não é obrigatório, mas se você não quer ter dívidas futuras com as quais não seja capaz de arcar, pode contratar e seu valor não costuma ser mais de que 10% da parcela a ser paga.

O que é seguro prestamista?

O seguro prestamista tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenização para a quitação, amortização ou até o pagamento de um determinado número de parcelas de uma dívida contraída ou um compromisso assumido pelo segurado, caso ocorra um dos riscos cobertos pelo seguro.

Quem paga o seguro prestamista?

Diante disso, é importante esclarecer um ponto: a instituição credora, ou seja, aquela com a qual se estabelece a dívida, será sempre a primeira beneficiária do seguro prestamista. O valor contratado só é pago ao segurado ou a alguém que ele indicar se for superior ao da dívida em si.

Quem deve acionar o seguro prestamista?

Quem também pode acionar o seguro é o beneficiário, aquela pessoa responsável que deve assumir o lugar do dono do empréstimo, caso ele não consiga fazer isso. Então ele indica o ‘beneficiário’ no contrato do seguro, no momento de fechar o contrato.

Como saber se meu contrato tem seguro prestamista?

Para saber se seu financiamento tem seguro prestamista, você deve consultar as apólices do serviço contratado junto à seguradora. Em caso de dúvidas, entre em contato com o banco credor e com a seguradora responsável. No entanto, um seguro de prestamista amplo não é obrigatório para financiamentos imobiliários.

Como consultar o seguro prestamista?

O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros no site www.susep.gov.br por meio do número de seu registro na Susep, nome completo, CNPJ ou CPF.

É INTERESSANTE:  O que devo olhar antes de contratar um seguro de carro?

Como calcular o reembolso do seguro prestamista?

Como calcular a devolução de valores pagos? No mesmo exemplo, foram pagas as 3 primeiras parcelas (e 90 dias do seguro já foram utilizados)…. Dessa forma, ele terá direito a devolução de parte dos valores pagos. Neste caso, 40% do valor do prêmio total, equivale a R$ 400,00 (R$ 1.000,00 x 40%).

Seguros Mais