Como saber se tenho direito a correção do FGTS de 1999 a 2013?
Tem direito a correção do saldo do FGTS entre os anos de 1999 a 2013 todo o trabalhador que possuía saldo na conta seja ele aposentado ou não. Para ter direito a revisão é necessário entrar com uma ação judicial.
Como saber se tenho direito a correção do FGTS?
Para Cherulli, tem direito a essa revisão todos aqueles que têm saldo em conta de FGTS e que estejam sendo corrigidos pela TR, assim todo mundo que tem saldo em conta de FGTS ou que já teve nos últimos cinco anos tem direito a essa revisão.
Como faço para receber o FGTS de 1999 a 2013?
Não existe a situação onde de 1999 a 2013 o mesmo foi Inconstitucional e após isso voltou a ser constitucional. Assim, a Taxa Referencial é inconstitucional desde sua aplicação, permitindo a revisão para todos os trabalhadores, até mesmo os que exerceram atividade de carteira assinada após 2013.
Quem trabalhou em 1999 tem algum direito?
A Revisão do FGTS vai poder ser solicitada por quem trabalhou de carteira assinada a partir de 1999. Como se trata de direito econômico, o prazo para quem teve perdas no FGTS é de 30 anos. Sendo assim quem trabalhou a partir de 1999, tem até 2029 para reclamar as perdas ocorridas em 1999.
Como devo fazer para receber a correção do FGTS?
Revisão do FGTS pede pela alteração da TR
Assim, todos os trabalhadores que exerceram atividade a partir de 1999 quando a TR zerou, podem ter direito a receber a correção dos valores com a aplicação de um novo índice como o INPC e IPCA, valores estes que segundo estimativas passam de R$ 300 bilhões.
Qual o prazo para entrar com ação de correção do FGTS?
O prazo para entrar com o pedido
Não existe uma nova data mas pode acontecer a qualquer momento. O julgamento se dará sobre uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5.090), proposta desde 2014, que pede a remoção da TR como indexador do FGTS e a troca por um índice de inflação.
Como fazer a revisão do FGTS de 1999 a 2022?
Como solicitar revisão? Os trabalhadores que tiveram contribuição ao FGTS a partir de 1999 podem dar entrada na revisão por meio de um processo na Justiça, pois a decisão do STF pode beneficiar apenas esses casos.
Como solicitar a revisão do FGTS online?
Para entrar com o pedido de revisão os trabalhadores precisam apresentar os seguintes documentos:
- RG/CPF ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Carteira de Trabalho;
- Carta de Concessão da Aposentadoria (quando for o caso);
- Extratos analíticos do FGTS;
- Cálculo detalhado do valor revisado;
Como solicitar revisão do FGTS de 1999 a 2021?
Para solicitar a revisão, o trabalhador deve apresentar os seguintes documentos:
- extrato do FGTS desde 1999, sendo obrigatório estar vinculado ao programa a partir desse ano;
- cópia do comprovante de residência atualizado;
- cópia do CPF e RG ou CNH;
- documentos que comprovem o vínculo empregatício.
Quem trabalhou de carteira assinada de 1999 a 2013 pode pedir revisão?
Os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada de 1999 a 2013 podem solicitar a revisão do FGTS. Durante esse período de 15 anos, as taxas não foram reajustadas pela inflação e, por isso, devem ser corrigidas.