Melhor resposta: Quem deve pagar a franquia do seguro?

Quem tem que pagar a franquia do seguro?

Confira! A franquia de seguros é a participação obrigatória do segurado em um sinistro, ou seja, é o valor que o segurado deve pagar em determinados tipos de sinistro para que a seguradora realize os reparos devidos.

Quando não preciso pagar a franquia do seguro?

Franquia do carro há casos que não precisa ser paga

Ou seja, se o veículo sofrer danos mas não chegar a dar perda total quando não ultrapassa 75% ou mais do valor do carro. Então o segurado pagará a franquia, e a seguradora o restante. … Caso assim ele seja o culpado e não tenha seguro.

Como é feito o pagamento da franquia do seguro?

Como é feito o pagamento da franquia do seguro de carro? O pagamento da franquia deve ser realizado diretamente à oficina e/ou profissional responsável por realizar o reparo do veículo. Como a franquia corresponde apenas a uma parte do valor do conserto, a seguradora realiza o pagamento do restante da conta.

Quando solicitar a franquia do seguro?

Nos casos de sinistros parciais, quando os danos causados no carro são inferiores a 75% do seu preço de venda, o pagamento da franquia é obrigatório. Essa situação ocorre, geralmente, nos casos de colisões, causas naturais como enchentes ou em casos de furto/roubo em que o automóvel é recuperado com avarias.

É INTERESSANTE:  Resposta rápida: Qual o melhor seguro para carros custo benefício?

É possível parcelar a franquia do seguro?

A franquia do seguro é um valor que deve ser pago diretamente para a oficina que consertará o automóvel. A seguradora não recebe nenhuma parte desse pagamento. … No entanto, diversas oficinas mecânicas possibilitam que o parcelamento do valor da franquia seja feito em até três vezes.

Como saber o valor da franquia do seguro?

Primeiramente, é importante dizer que não existe um valor fixado para a franquia do seguro. Isso depende de diversos fatores, como o perfil do condutor e o modelo do carro. Com as informações que o segurado passa à seguradora, ela fará o cálculo da mesma forma que faz para determinar o preço do seguro.

Como cobrar a franquia do seguro de outra pessoa?

Entenda como fazer nestes casos. Quando posso cobrar a franquia do seguro de outra pessoa? Você tem o direito e deve cobrar o valor pago à franquia sempre que não for o causador do acidente. O responsável pelo dano é quem deve arcar com a despesa da franquia e a seguradora irá quitar a diferença.

Em que casos o seguro não paga?

Muitas pessoas optam por parcelar o valor da apólice e, quando acontece um sinistro e o segurado tem alguma parcela em atraso, a seguradora pode sim se recusar a pagar a indenização. … Dependendo do tempo de atraso das parcelas, a apólice pode ser cancelada. Nesse caso, não há o que ser feito.

Precisa pagar franquia em caso de roubo?

Agora, se ele for encontrado sem nenhuma avaria que necessite o uso do seguro auto para ser reparada, você não precisará arcar com a franquia. Ou seja, o veículo roubado paga franquia apenas quando é recuperado dentro do prazo máximo estipulado pela seguradora e precise de reparos.

É INTERESSANTE:  Como entrar com pedido do seguro Dpvat?

Como funciona o acionamento do seguro?

Sempre que haja uma batida, mesmo que seja de menores proporções, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para conseguir acionar o seguro. No documento estará toda história e como foi o desenrolar dela na visão de todas as pessoas.

Como funciona franquia de seguro para terceiros?

A franquia será obrigatória somente no caso de você optar por usar o seguro para consertar o dano do seu próprio carro. Ou seja, se você não deseja pagar a franquia ou caso o conserto do seu veículo não tenha atingido o valor necessário, você pode acionar a seguradora apenas para o terceiro.

Como funciona o seguro em caso de sinistro?

Sinistro é uma ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e esteja especificado na apólice. Basicamente, sinistro é quando você bate o seu carro de forma involuntária e havia sido contratado a cobertura para colisões, por exemplo.

Quantas vezes eu posso usar a franquia do seguro?

O seguro pode ser acionado tantas vezes quanto for necessário ao longo do ano para casos de perda parcial. Portanto, não há limite de utilização para cobertura de perda parcial decorrente, por exemplo, de colisão, queda de árvore, etc.

Como funciona a franquia do seguro de automóvel?

Esse valor só é considerado em situações onde o segurado é responsável pelo dano, como quando ele bate o veículo e a seguradora prova que a culpa foi dele. … Nesse caso, o segurado precisa pagar parte do conserto do veículo e esse pagamento parcial é chamado de franquia.

O que é franquia do casco?

Seguro franquia de automóvel

É INTERESSANTE:  Como escrever um termo de garantia?

Franquia obrigatória de casco é, por definição, “o valor definido na apólice referente à responsabilidade do Segurado nos prejuízos indenizáveis de casco decorrentes de sinistros cobertos no Seguro Principal de Automóvel”. … Ou seja, ele paga a franquia por você.

Seguros Mais